Notícias Só capotou uma vez. Ford Focus WRC de Colin McRae vai a leilão

Leilão

Só capotou uma vez. Ford Focus WRC de Colin McRae vai a leilão

Nem só de Subaru foi feita a carreira de Colin McRae no WRC, como este vitorioso…, acidentado e reconstruído Ford Focus WRC demonstra.

Ford Focus WRC
© Silverstone Auctions
Ver vídeo

“Chegar, ver e vencer” é o que podemos dizer deste Ford Focus WRC de 2001 (matrícula Y4 FMC) que venceu logo na sua prova de estreia, no Rali da Acrópole (Grécia) em 2001, com Colin McRae aos seus comandos.

Era a terceira vitória consecutiva do escocês no campeonato esse ano, o que o colocava na luta pelo título e abria possibilidade de conquistar o seu segundo campeonato — Colin McRae foi campeão do mundo em 1995 com a Subaru e Prodrive.

Na 10.ª prova desse ano, o Rali da Nova Zelândia, Colin, Nicky Grist (co-piloto) e este Focus WRC alcançaram um importante segundo lugar, o que os colocou em confronto direto com Richard Burns, Robert Reid (co-piloto) e o Subaru Impreza WRC.

TÊM DE VER: TESTÁMOS o Volvo S60 Recce do Colin McRae
Ford Focus WRC
© Silverstone Auctions

A decisão do título ficaria para a última prova do campeonato no Rali do Grã-Bretanha e… o que não podia acontecer, aconteceu.

Colin McRae despistou-se com este mesmo Focus WRC na 4.ª especial, dando origem a uma série impressionante de «cambalhotas», entregando assim o campeonato ao (malogrado) Richard Burns, que ficou dois pontos à sua frente.

Foi o fim do campeonato para Colin McRae, mas não foi o fim da carreira do seu Ford Focus WRC.

A M-Sport reconstruiu o carro, que seria novamente usado em algumas provas no campeonato de 2002. Acabaria por ser vendido, mas não parou de competir. Durante alguns anos foi participante ativo nos campeonatos BTRDA (British Trials and Rally Drivers Association).

Leilão é já no próximo fim de semana

Finda a sua carreira nos troços de rali, este Ford Focus WRC que já foi de Colin McRae, foi totalmente revisto por um especialista e agora vai ser leiloado pela Silverstone Auctions, no seu primeiro leilão do ano, o RAF Museum London Season Opener 2022, que ocorre no próximo fim de semana de 5 e 6 de março de 2022.

Vem acompanhado de documentação detalhada sobre a sua história (pré e pós-WRC). Desde o Passaporte Técnico da FIA a artigos de imprensa, passando por um conjunto de documentos específicos sobre a sua homologação, documentos das configurações da M-Sport e um guia do utilizador.

A Silverstone Auctions estima um preço entre 300 mil libras e 350 mil libras (359 000-419 000 EUR) para este Ford Focus WRC do incomparável Colin McRae.