Notícias Mazda RX-7 de Tokyo Drift foi vendido por valor recorde

Leilão

Mazda RX-7 de Tokyo Drift foi vendido por valor recorde

O Mazda RX-7 com kit da Veilside é um dos carros mais conhecidos da saga de The Fast and The Furious. E acaba de ser vendido em leilão.

Mazda RX-7 Veilside - vista superior
© Bonhams

Este Mazda RX-7 é um daqueles que dispensa apresentações. O tom laranja faz com que não passe despercebido mesmo quando está estacionado e ficará sempre associado ao carismático personagem Han Lue, interpretado por Sung Kang, e ao seu pacote de snacks crocantes.

A unidade que vê nas imagens foi uma das que fez parte das filmagens de “The Fast and The Furious: Tokyo Drift”, ainda que, felizmente, não seja a que teve um desfecho infeliz. Aliás, esta é bem capaz de ser a mais valiosa de todas, uma vez que foi a única construída pela própria Veilside e que foi apresentada no Sema Show de Las Vegas.

Depois do certame, a Universal Pictures comprou o carro para as filmagens de Tokyo Drift, com este Mazda RX-7 a ser o mais usado para os beauty shots (planos estéticos). Ou seja, não foi o usado nas cenas de ação, para derreter pneus, sessões de drift e muito menos para ser destruído.

Por todos esses motivos e tantos outros, há poucos automóveis que consigam rivalizar com o impacto visual e cultural do Mazda RX-7 Veilside, fazendo deste um dos colecionáveis mais desejados relacionados com o filme.

Algo que ficou agora demonstrado, quase duas décadas depois da estreia do filme, no seu leilão, ao ter sido arrematado por mais de um milhão de euros. Foi o primeiro automóvel da saga a atingir este patamar.

O leilão decorreu no Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, através da prestigiada leiloeira Bonhams. O valor final foi de 911 mil libras, cerca de 1,052 milhões de euros na cotação atual, superando largamente todas as estimativas iniciais.

Mazda RX-7 Veilside

A base deste projeto é um Mazda RX-7 (FD3S) de 1992, chassis #111461, equipado com motor rotativo 13B-REW biturbo. Em grande destaque, no entanto, está o kit de carroçaria completo Veilside Fortune, que transforma por completo o visual original deste Mazda.

O estado de conservação desta unidade é excecional, com todos os elementos originais ainda presentes, incluindo o volante personalizado, os assentos desportivos da Bride e claro, o kit da Veilside.

Mas há mais. Das filmagens sobraram as marcas deixadas pelos suportes das câmaras e tanto nos painéis das portas como no compartimento do motor ou na base do para-brisas, ainda se mantém a inscrição “#71 Hans”.

Antes de ter viajado para o Reino Unido em 2008, o RX-7 foi alvo de uma revisão completa, que incluiu uma nova embraiagem, travões, suspensão com coilovers e um sistema de escape Blitz Nur-Spec.

O motor biturbo com dois rotores foi reconstruído pelo lendário preparador RE-Amemiya e mantém uma afinação muito próxima da original, debitando cerca de 280 cv. O novo proprietário leva consigo um pedaço da história do cinema automóvel e da cultura JDM.