Notícias LeasePlan elege pela primeira vez um elétrico como Carro Frota do Ano

Prémios Leaseplan 2023

LeasePlan elege pela primeira vez um elétrico como Carro Frota do Ano

A LeasePlan acaba de revelar os vencedores da 19.ª Edição do Carro Frota do Ano. Pela primeira vez, o vencedor absoluto é 100% elétrico: Renault Mégane E-Tech.

LeasePlan Carro Frota do Ano 2023 - Renault Mégane
© LeasePlan

Os vencedores da 19.ª edição do Carro Frota do Ano acabam de ser anunciados pela LeasePlan. Em grande destaque está o vencedor absoluto desta iniciativa, o Renault Mégane E-Tech 130.

Pela primeira vez, é distinguido um automóvel 100% elétrico como Carro Frota do Ano. Uma prova da importância que os automóveis elétricos têm conquistado no nosso mercado.

Segundo a LeasePlan há cada vez mais clientes a reconhecerem as mais valias deste tipo de soluções, relacionadas com uma mobilidade mais sustentável.

LeasePlan Carro Frota do Ano 2023 - Renault Mégane
© LeasePlan

“É com entusiasmo que assistimos à eleição do primeiro carro frota 100% elétrico na história dos prémios Carro Frota (…). Acredito que este é mais um passo importante que damos rumo às zero emissões da Frota LeasePlan e espero que esta seja a primeira de muitas atribuições do prémio Carro Frota a um veículo elétrico.”

António Oliveira Martins, Country Managing Director da LeasePlan em Portugal

Além do título de Carro Frota do Ano, houve vencedores em mais quatro categorias: Pequeno Familiar, Médio Familiar, Utilitário SUV, e SUV Médio.

Vencedores por categorias

O Renault Mégane E-Tech foi também o vencedor na categoria de Carro Frota Pequeno Familiar. O modelo francês rivalizou com opções como o BMW 116 d Line Luxury e o Mercedes-Benz A 250.

O design exterior, a visibilidade e o conforto da suspensão foram os fatores em destaque na escolha da opção da Renault.

LeasePlan Carro Frota do Ano 2023 - BMW i4
© LeasePlan

A categoria Carro Frota Médio Familiar teve como vencedor o BMW i4 eDrive40, outra proposta 100% elétrica. Deixou para trás os Mercedes-Benz C 200 d Station e Volvo V60 T6 AWD.

A sua vitória assentou em argumentos como o sistema de infoentretenimento intuitivo e a visibilidade. Além disso, o BMW i4 também conseguiu uma pontuação mais elevada no capítulo da conectividade, da acessibilidade e da bagageira.

LeasePlan Carro Frota do Ano 2023 - Seat Arona
© LeasePlan

O pequeno SEAT Arona 1.0 TSI foi o modelo que conquistou a categoria de Carro Frota Utilitário SUV, com pontuações mais elevadas no campo da visibilidade, facilidade e posição de condução, e também na direção.

Para lhe fazer frente, estiveram presentes modelos como o Opel Mokka-e Edtion e o Peugeot 2008 1.5 BlueHDI.

LeasePlan Carro Frota do Ano 2023 - Volkswagen ID.4
© LeasePlan

Na categoria Carro Frota SUV Médio, sendo que nesta, o vencedor foi o Volkswagen ID.4 Pro Performance com o motor elétrico de 150 kW (204 cv).

Como rivais, o ID.4 destacou-se de modelos como o CUPRA Formentor 2.0 TDI e o Volvo XC40 T4 PHEV. Os motivos de topo na escolha do ID.4 foram a transmissão, conforto da suspensão em estrada e a direção.

Critérios da escolha

Depois de resumida a 12 finalistas, a escolha dos vencedores foi efetuada tendo em conta as vendas, as encomendas e as entregas da LeasePlan. Foram ainda avaliadas as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (Total Cost of Ownership ou custo total de propriedade).

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

A primeira (qualitativa) foi analisada por um júri de 15 clientes frotistas da LeasePlan, com critérios fixos como o habitáculo, o conforto, a estética, o motor e a dinâmica. A avaliação quantitativa engloba a análise das componentes do TCO.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do motor de cinco cilindros da Volvo 850 T5-R de 1995?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R