Notícias Já vimos a Arrival Van, o furgão 100% elétrico que chega em 2023

Apresentação

Já vimos a Arrival Van, o furgão 100% elétrico que chega em 2023

A Arrival Van já se deixou ver ao vivo, antes de chegar a Portugal em 2023, através de uma parceria com a LeasePlan.

A Arrival Van vai chegar ao mercado português no último trimestre do próximo ano, mas já se deixou ver «ao vivo e a cores», em Cascais, num evento que também serviu para assinalar a parceria da startup britânica com a LeasePlan, celebrada em 2021.

Este veículo ligeiro de mercadorias é 100% elétrico e promete uma revolução, a começar na forma como é produzido. Foi desenvolvido de raíz para ser elétrico e também para conseguir um Custo Total de Propriedade (TCO) o mais baixo possível.

Para isto muito contribui a integração vertical do desenvolvimento de componentes (desenvolvimento interno) por parte da Arrival, que ascende a cerca de 70% dos componentes totais utilizados pela Van.

A NÃO PERDER: Testámos a Citroën ë-Jumpy. Já podemos «eletrificar» o trabalho?
Arrival Van LeasePlan
É possível ficar em pé no habitáculo da Arrival Van, cortesia do piso de baixa altura.

Para essa meta desenvolveu os seus próprios robôs (e braços robóticos), os materiais usados neste furgão e até o software, quer o usado dentro das carrinhas quer aquele que serve para operacionalizar a fábrica.

Talvez por isso a Arrival se identifique como uma empresa de tecnologia e não como uma fabricante automóvel convencional.

E neste evento em Cascais, Andrea Finardi, responsável comercial da Arrival no sul da Europa ajudou-nos a perceber o motivo: “Metade dos funcionários da Arrival são engenheiros de software“, explicou.

Andrea Finardi
Andrea Finardi, responsável comercial da Arrival no sul da Europa

Revolução começa nos materiais

O chassis e todo o «esqueleto» desta Arrival Van são feitos em alumínio, mas todos os painéis da carroçaria e grande parte do interior são construídos a partir de um material compósito — desenvolvido pela empresa britânica — composto por fibra de vidro e polipropileno.

LEIAM TAMBÉM: Testámos a Peugeot e-Traveller (elétrica). O que vale o futuro dos MPV?

Por comparação com as «chapas» metálicas tradicionais, a Arrival destaca o peso inferior e a maior resistência aos riscos e às amolgadelas, o que a longo prazo se traduz num menor custo de utilização.

Arrival Van LeasePlan

Quatro baterias disponíveis

No total a Van estará disponível com oito variantes distintas (quatro comprimentos e três pesos distintos), sendo que a versão mais leve tem um peso em ordem de marcha de 2275 kg e a mais pesada de 2635 kg.

Dependendo da versão, a capacidade de carga pode ascender aos 1975 kg, ao passo que o volume de carga pode ir até aos 17 m3.

De acordo com a variante da Van, a bateria pode ser de 67 kWh, 89 kWh, 111 kWh e 133 kWh, fazendo com que a autonomia máxima também oscile entre os 180 km e os 340 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Seja qual for a variante, este furgão recorre sempre a um motor elétrico de 120 kW, o mesmo que 163 cv, cuja força é enviada sempre às duas rodas dianteiras. A velocidade máxima está sempre limitada aos 120 km/h.

Qualquer uma das versões da Arrival Van suporta carregamentos em corrente alternada de até 11 kW. Em corrente contínua este valor sobe para até uns respeitáveis 120 kW.

Chega a Portugal com a LeasePlan

A produção arranca este verão e tal como referimos acima, a chegada ao mercado português só vai acontecer no último trimestre de 2023, pela «mão» da LeasePlan, que já fez uma encomenda de três mil exemplares da Van a nível global. Mas ainda não há qualquer previsão de preços.

A NÃO PERDER: Testes ao Ford E-Transit simulam vida inteira de trabalho em 12 semanas

Contudo, os responsáveis da LeasePlan no nosso país não podiam estar mais satisfeitos: “A parceria com a Arrival concorre para a aceleração da estratégia da LeasePlan rumo às zero emissões”, começou por dizer Ricardo Silva, diretor comercial da LeasePlan Portugal.

Arrival Van LeasePlan
Chegada da Arrival van a Portugal vai ser feita pela “mão” da LeasePlan.

Além de uma proposta diferenciadora e que a LeasePlan promete ir representar uma proposta de valor para os seus clientes, esta parceria com a LeasePlan vai ter um impacto importante no “roteiro para a neutralidade carbónica” da empresa. O objetivo é de em 2030 atingir zero emissões na sua frota total.

“Esta parceria com a Arrival é mais um passo nesse caminho e permitirá à LeasePlan fornecer alguns dos eLCV (Veículos Comerciais Ligeiros elétricos) mais ecológicos, limpos e verdadeiramente inovadores aos nossos clientes”, acrescentou Ricardo Silva.