Notícias Atravessar Portugal «fora de estrada» num carro velho. Aceitam o desafio?

Raid COP 2023

Atravessar Portugal «fora de estrada» num carro velho. Aceitam o desafio?

O Raid COP 2023 é uma iniciativa do Classic Overland Portugal. Vai atravessar o país de norte a sul, visitando os troços do Rally de Portugal.

Mercedes W123 Overland de frente, num terreno
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A ideia não é nova e está a ganhar cada vez adeptos. Falamos do overlanding, uma «modalidade» que, de forma muito resumida, consiste em partir à aventura dependendo apenas do nosso veículo.

E para isso, não é preciso hipotecar a casa ou adquirir o «todo o terreno» mais capaz do mercado. É mais do que isso. É sobre explorar, descobrir e partir rumo à aventura, independentemente do veículo em causa.

Devido a este crescimento e interesse, surge agora o Classic Overland Portugal, um clube destinado a todos os amantes de aventura ao volante de carros com mais de 20 anos. Quanto mais simples, honestos e fiáveis melhor.

Fiat Panda a desatascar Mercedes W123
© Thom V. Esveld

É sob a chancela deste novo clube que vai realizar-se o Raid COP 2023, um evento que vai decorrer em novembro, e que vai atravessar Portugal, de norte a sul, visitando alguns dos locais mais míticos do Rally de Portugal.

As inscrições já estão abertas e são limitadas.

Aventura a custos controlados

O objetivo da organização do Raid COP 2023 é oferecer aos participantes uma experiência de aventura a custos controlados e «chave na mão». Os trajetos, locais de paragem e dormida, estão todos definidos pela organização.

O Raid COP 2023 inicia-se a 1 de novembro em Lousada, onde os participantes enfrentarão uma prova de regularidade em circuito fechado, no traçado da pista de ralicross local.

A primeira etapa termina em Guimarães e no dia seguinte, o percurso visita alguns dos troços mais emblemáticos do Rally de Portugal, começando por Fafe.

No terceiro dia, a caravana ruma até Évora, sempre por caminhos de terra batida. Haverá passagem pelas classificativas de terra da Lousã e Arganil e uma visita à pista de ralicross de Mação.

Para o último dia fica reservada a ligação ao Algarve, que volta a «pisar» os antigos troço do «melhor rali do mundo». No final, haverá um jantar que será seguido da entrega de prémios referentes às duas provas de regularidade realizadas nas pistas de Lousada e Mação.

Citroën Xsara Overland
© Classic Overland Portugal Este Citroën Xsara é um exemplo de um carro preparado para Overland.

Carros usados com preparação mínima

Esqueçam os carros modernos. O Raid COP 2023 está reservado a carros ligeiros com mais de 20 anos. “Estamos a falar de automóveis que podem custar pouco mais de 500 euros”, afirma Tito Morão, um dos organizadores do evento.

A preparação segue a mesma lógica de custos controlados. “Os carros deverão contar com uma protecção inferior para o cárter do motor e para o depósito de combustível”, diz a organização. E recomenda adicionalmente “que a suspensão seja elevada, no mínimo, cinco centímetros”, não sendo “admitidos veículos com pneus não homologados para circular na via pública”.

Subaru VX em modo Overland
© Thom. V. Esveld

Para poder realizar o evento é ainda necessário um aparelho do tipo Terratrip, mecânico ou digital, que pode ser substituído por um smartphone ou tablet com funções de odómetro, sem custos.

Para mais detalhes, visitem o website do Raid COP 2023 ou contactem a organização através do e-mail info@classicoverlandportugal.pt.