Notícias Avenger 4xe. Vem aí uma versão “off-road” do pequeno elétrico da Jeep

Antevisão

Avenger 4xe. Vem aí uma versão “off-road” do pequeno elétrico da Jeep

O Jeep Avenger vai receber uma versão mais radical com tração às quatro rodas e com um visual a condizer com um espírito mais aventureiro.

Jeep Avenger 4xe - ilustração
© Jeep

O Jeep Avenger chegou ao mercado com a missão de representar a entrada da marca norte-americana no mundo dos veículos 100% elétricos. No entanto, o plano foi sempre ter outras motorizações na gama.

Já no início deste ano, o Jeep Avenger recebeu uma nova versão híbrida, equipada com um motor térmico e um elétrico, e antes já tinha sido apresentado com uma motorização exclusivamente a gasolina, sem qualquer tipo de eletrificação.

Agora, a Jeep acaba de anunciar uma quarta versão, que inclui um sistema mild-hybrid de 48V, o mesmo que já conhecemos em outros modelos das marcas da Stellantis, mas com a presença de dois motores elétricos, o que permite que o Avenger passe a contar com a designação 4xe, que já conhecemos de outras propostas da marca norte-americana.

Cada um dos motores elétricos conta com uma potência máxima de 21 kW (29,5 cv), funcionando em conjunto com o motor térmico a gasolina de 136 cv, mas também com a nova caixa de velocidades automática e-DCS6 de dupla embraiagem.

Segundo a Jeep, as rodas traseiras conseguem disponibilizar um binário máximo de 1900 Nm, sendo que o sistema de tração às quatro rodas estará sempre disponível, independentemente da carga da bateria.

Outra particularidade deste sistema mild-hybrid de 48V em relação a outros sistemas semelhantes é o facto de ele permitir circular em modo 100% elétrico. Seja em momentos de desaceleração, travagem ou mesmo em manobras, o motor térmico do Jeep Avenger pode ser dispensado, o que promete ajudar nos consumos.

Quando chega?

A chegada desta nova versão do Jeep Avenger ainda não tem a sua data finalizada, mas segundo a marca, as suas encomendas vão ficar disponíveis até ao final deste ano.

Quanto ao visual desta nova versão, o esboço agora divulgado deixa antever algumas soluções visuais mais arrojadas, que certamente vão contribuir para uma imagem mais aventureira, tal como já tínhamos visto no Jeep Avenger 4×4 Concept apresentado em outubro de 2022 no Salão de Paris. Ora veja:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler