Notícias O combate da Volvo às emissões de CO2 faz-se na estrada… e no mar

Arranque a frio

O combate da Volvo às emissões de CO2 faz-se na estrada… e no mar

A Volvo Cars quer reduzir a pegada de carbono e não se fica pelos carros, afetando até os navios que transportam as matérias-primas que precisa.

Navio porta-contentores, parceiro da Volvo Cars no transporte de matérias-primas
© Volvo Cars

A Volvo Cars continua a explorar formas de reduzir a sua pegada de carbono. Para isso, tem reavaliado todos os processos da sua atividade, implementando melhorias a vários níveis.

Além das linhas de produção e do ciclo de vida dos automóveis, a Volvo Cars também tem trabalhado diretamente com os seus parceiros nesse sentido.

Uma das medidas mais recentes, faz com que a Volvo Cars se torne no primeiro construtor de automóveis a assegurar a utilização de combustíveis renováveis nos navios que transportam as suas matérias-primas.

Volvo EX30 - frente a carregar
© Volvo Cars

O combustível utilizado é o FAME (Fatty Acid Methyl Esters, ou ésteres metílicos de ácidos gordos). A sua produção baseia-se em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo alimentar usado.

Com esta medida, a Volvo Cars consegue reduzir de imediato, anualmente, cerca de 55 mil toneladas nas emissões de CO2. Face à utilização de combustíveis fósseis, os combustíveis renováveis representam uma redução de emissões poluentes em torno dos 84%.

O objetivo da Volvo Cars é reduzir a pegada de carbono de cada automóvel em 40%, entre os anos 2018 e 2025. E isso inclui uma redução de 25% nas emissões operacionais, incluindo a logística.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi descontinuada a produção do Volvo 440?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!