Notícias e-Partner, ë-Berlingo e Combo-e reforçam eletrificação dos comerciais do Groupe PSA

Apresentação

e-Partner, ë-Berlingo e Combo-e reforçam eletrificação dos comerciais do Groupe PSA

A partir de 2021, a gama de comerciais elétricos do Groupe PSA vai crescer com a chegada dos Peugeot e-Partner, Citroën ë-Berlingo Van e Opel Combo-e.

Cada vez mais apostado na eletrificação — basta ver que até criou a nova plataforma eVMP — o Groupe PSA prepara-se para lançar em 2021 mais três comerciais elétricos com a chegada dos Peugeot e-Partner, Citroën ë-Berlingo Van e Opel Combo-e.

Acompanhados pelas respetivas versões de passageiros, os e-Rifter, ë-Berlingo e Combo-e Life, os três furgões compactos do Groupe PSA assentam na plataforma eCMP, a mesma já usada pelos Peugeot e-208, e-2008, Opel Corsa-e e Mokka-e.

Tendo isto em conta, todos eles vão contar com uma bateria de 50 KWh com arrefecimento líquido, que permite até 100 kW de potência de recarga; um motor elétrico de 136 cv (100 kW) e um carregador integrado com dois níveis de potência: 7,4 kW monofásico e 11 kW trifásico.

VÊ TAMBÉM: Peugeot 405 T16, o especial de homologação (aparentemente)
Comerciais PSA
Os três furgões compactos do Groupe PSA preparam-se agora para receber uma variante elétrica.

Uma aposta completa

Não é só no segmento dos furgões mais pequenos que o Groupe PSA está a apostar na eletrificação, sendo até estes os últimos a conhecerem uma variante 100% elétrica.

Se bem te recordas, há uns tempos ficámos a conhecer os novos Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Opel Vivaro-e. Baseados na plataforma EMP2 estes contam com 136 cv (100 kW) e 260 Nm e trazem ou uma bateria de 50 kWh (que oferece até 230 km de autonomia ciclo WLTP) ou uma de 75 kWh que oferece uma autonomia de 330 km.

A estes juntam-se ainda as versões elétricas dos furgões pesados (Van-E) do Groupe PSA, completando assim a oferta eletrificada do grupo francês no que aos comerciais elétricos diz respeito.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Citroën C3 com o motor mais acessível. Serão 83 cv suficientes?

O ë-Jumpy já chegou e tem preços

Por falar no Citroën ë-Jumpy, este já tem preços para Portugal. No total, o furgão gaulês estará disponível em três comprimentos diferentes: XS com 4,60 m e bateria de 50 kWh; M com 4,95 m e bateria de 50 kWh ou 75 kWh e XL com 5,30 m e bateria de 50 kWh ou 75 kWh.

Citroen e-Jumpy
VÊ TAMBÉM: Opel Monza. De coupé de topo no passado a SUV elétrico no futuro?

Quanto às variantes de carroçaria temos duas: furgão fechado (dimensões XS, M e L) e semi-vidrado (dimensões M e L). Já os níveis de equipamento também são dois: Control e Club.

O primeiro compreende equipamentos essenciais como o carregador de bordo de 7 kW, cabo de carga Modo 2, ecrã tátil de 7″ entrada USB; kit mãos livres Bluetooth ou os retrovisores elétricos e aquecidos ou travão de estacionamento elétrico.

Já o segundo acrescenta a estes equipamentos outros como a ajuda ao estacionamento traseiro, ar condicionado manual e banco do passageiro de dois lugares.

Com a chegada das primeiras unidades prevista para este mês, o novo Citroën ë-Jumpy vê o seu preço arrancar nos 32 325 euros com dedução de 100% de IVA ou nos 39 760 euros com IVA incluído.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento