Notícias SEAT S.A. faz o maior investimento de sempre da indústria automóvel espanhola

Indústria

SEAT S.A. faz o maior investimento de sempre da indústria automóvel espanhola

Depois dos melhores resultados financeiros da sua história, a SEAT S.A. projeta o futuro e reinventa-se com uma nova fábrica de baterias.

Fábrica Martorell SEAT S.A.
© SEAT S.A.

Transformar a cadeia de valor é algo incontornável na corrida para a eletrificação que está a revolucionar a indústria automóvel à escala global.

Assim, se Espanha quer figurar no mapa mundial da eletrificação, tem urgentemente que remodelar a sua muito débil infraestrutura de carga e definir um plano de produção de baterias a nível nacional. Esta é uma missão que, pelo menos na sua segunda parte, o projeto Future: Fast Forward pretende cumprir.

Apresentado no início desta década pela SEAT S.A., a empresa que detém a SEAT e a CUPRA, este plano vai implicar um investimento de 10 mil milhões de euros para transformar Espanha num centro europeu de mobilidade elétrica, numa parceria com mais de 50 empresas.

Esta iniciativa constitui o maior investimento individual de sempre na indústria automóvel espanhola, com vista ao desenvolvimento e produção local de veículos elétricos e conectados.

Há 70 anos, a SEAT colocou Espanha sobre rodas. Agora vamos meter Espanha sobre rodas elétricas.

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A.

A SEAT S.A. estima que este projeto vá ter um impacto positivo na economia espanhola de mais de 2,1 mil milhões de euros. Só na sua principal fábrica, em Martorell (Barcelona), será feito um investimento de três mil milhões de euros, o dobro do que a empresa investiu há mais de 30 anos para a construção da fábrica de raiz.

Células chegam de Valência

O pilar central do projeto será a eletrificação das fábricas da SEAT e da CUPRA em Martorell, bem como da unidade de produção da Volkswagen em Pamplona.

Contudo, para além disso, o projeto contempla a criação de um ecossistema de baterias em Espanha, onde está incluída a construção de uma nova gigafábrica de células de baterias em Sagunto (Valência).

fábrica de baterias volkswagen
Volkswagen AG Futura fábrica de células de bateria em Sagunto, Espanha.

A gigafábrica de células de bateria de Sagunto, que será a segunda fábrica de baterias da empresa, terá uma capacidade de produção anual de 40 GWh, mas tem potencial para ser expandida até aos 60 GWh.

Situada num complexo industrial com 130 hectares, esta fábrica vai representar um investimento na ordem dos 3 mil milhões de euros e vai permitir a criação de mais de 3 mil postos de trabalhos diretos.

O objetivo da SEAT S.A. é que a gigafábrica de Sagunto se torne um centro de eletromobilidade e uma referência tecnológica no fabrico de baterias no sul da Europa.

Martorell também vai crescer

Naturalmente, e como já tinha sido mencionado acima, este investimento da SEAT S.A. também vai afetar Martorell, que vai receber uma nova fábrica de sistemas de baterias (com conclusão prevista para o ano que vem), onde serão montadas as células fabricadas em Sagunto.

Esta instalação vai prolongar-se ao longo de um espaço com 64 mil metros quadrados (uma área equivalente a nove campos de futebol) e vai gerar mais de 500 postos de trabalho, num investimento total que irá rondar os 300 milhões de euros.

fábrica martorell seat volkswagen
Fábrica da SEAT S.A. em Martorell

A capacidade de produção inicial será de 1440 sistemas de baterias por dia, que serão transferidos diretamente para a linha de montagem da Oficina 10, através de um sistema transportador com 600 m de comprimento, onde serão fabricados dois dos carros elétricos compactos do Grupo Volkswagen, o CUPRA Raval e o Volkswagen ID.2.

E tudo isto de forma a otimizar os processos logísticos e a reduzir a pegada de carbono da empresa, uma vez que esta central contará com 11 mil painéis solares, que vão produzir 70% da energia necessária para alimentar todo este processo.

Através da otimização dos recursos tecnológicos, o plano tem como objetivo transformar Martorell numa fábrica mais inteligente. Isso inclui a utilização de ferramentas de dados, realidade virtual e big data para melhorar a produção e monitorização em tempo real.

Paralelamente, a empresa está a implementar o maior programa de aprendizagem e desenvolvimento da sua história, que prevê 450 mil horas de formação nos próximos anos e que irá afetar os cerca de 12 mil colaboradores que lá trabalham.

Compactos elétricos da CUPRA, Volkswagen e Skoda

Este investimento histórico pretende transformar a indústria automóvel espanhola, impulsionando a economia e criando quase 150 mil postos de trabalho em todas as suas ramificações.

A principal fábrica da SEAT S.A. vai começar a produzir veículos elétricos a partir de 2025, mas o alcance do projeto é muito mais profundo, uma vez que prevê a produção de modelos de outras marcas do Grupo Volkswagen, chamando a si a liderança do projeto de automóveis elétricos compactos/urbanos com o objetivo de democratizar a mobilidade urbana sustentável para várias marcas.

Depois das primeiras unidades do CUPRA Raval saírem da linha de montagem de Martorell, dentro de pouco mais de um ano, nos meses seguintes será igualmente lançado o Volkswagen ID.2, enquanto em Pamplona irão ser montados um pequeno crossover baseado no ID.2 e o Skoda Epiq.