Notícias CUPRA Terramar. Será mesmo o último com motor de combustão?

Mercado

CUPRA Terramar. Será mesmo o último com motor de combustão?

A CUPRA acabou de apresentar o seu novo Terramar, mas as questões em torno do rumo que a marca pretende tomar, ainda estão por definir.

CUPRA Terramar - 3/4 de frente em andamento
© CUPRA

Nos passados dias 2 e 3 de setembro estivemos em Barcelona para conhecer o CUPRA Terramar, inicialmente apresentado como o último modelo da marca a receber um motor a combustão interna. No entanto, com as recentes flutuações no mercado de elétricos, será esta uma decisão definitiva?

Na apresentação deste modelo, Carlos Galindo, diretor global de marketing de produto, afirmou que embora a marca esteja bastante focada no lançamento de 100% elétricos — como é o caso do Raval, por exemplo — o futuro “está dependente do mercado e da direção que este possa tomar”.

Por esse motivo, apesar de o Terramar ter sido anunciado como o último modelo da CUPRA com motor de combustão, a confirmação desta estratégia ainda poderá ser alterada.

Seja como for, as expetativas para o novo CUPRA mantêm-se bastante elevadas, independentemente do seu motor. De acordo com o anunciado na sua apresentação, a marca espanhola espera comercializar 70 mil unidades deste modelo por ano. Um número que Sven Schuwirth, diretor de vendas, descreveu como “ambicioso”.

Como comparação, o CUPRA Formentor — até agora, o modelo mais vendido da marca —, alcançou um valor total de vendas globais de 61 700 unidades, apenas no seu primeiro semestre de 2024. Por sua vez, o Leon registou 36 mil unidades.

No total, ao longo dos primeiros seis meses deste ano, as vendas da CUPRA aumentaram cerca de 17%, que equivale a 125 700 unidades comercializadas.

Raval é o próximo elétrico

Apesar de o Terramar ter sido o protagonista deste evento, a realidade é que o futuro da marca, e em especial, o CUPRA Raval, também geraram bastante interesse.

Por enquanto, tudo o que se sabe, é que além de ser 100% elétrico, este modelo será também mais compacto — com pouco mais de quatro metros de comprimento — que os atuais modelos da marca. E também mais barato.

Até agora, está praticamente confirmado que este novo modelo vai partilhar com o Volkswagen ID. 2All — entretanto adiado para 2026 — a plataforma MEB Entry e que será produzido em Martorell, junto da sede da marca. Ao que tudo indica, o novo Raval deverá chegar ao mercado já no próximo ano.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola