Notícias Europa continua indecisa. 12 países vão discutir norma Euro 7 e Portugal estará presente

Emissões

Europa continua indecisa. 12 países vão discutir norma Euro 7 e Portugal estará presente

Além de possíveis alterações à norma Euro 7, também o fim dos motores de combustão na União Europeia a partir de 2035 estará em discussão.

Skoda Octavia teste de emissões
© Skoda

No próximo dia 13 de março, em Estrasburgo, será realizada uma reunião convocada pela Chéquia, que pode lançar as bases da alteração da norma Euro 7.

No Twitter, Martin Kupka, o Ministro dos Transportes checo, afirmou: “vamos discutir os pontos básicos para criar uma posição conjunta para depois negociarmos alterações à norma (Euro 7)”.

Nesta reunião estarão os representantes dos 12 países que mostraram reservas acerca do impacto ambiental da controversa norma Euro 7.

Além da Chéquia, esta reunião vai contar com representantes da Alemanha, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Polónia, Roménia e também Portugal. Nenhum dos países envolvidos revelou, por agora, se vai fazer-se representar pelo respetivo Ministro dos Transportes ou de uma pasta relacionada com o tema.

E o fim do motor de combustão?

Além da norma Euro 7, será discutido nesta reunião outro «tema quente» da indústria automóvel. Referimos-nos, claro, à proibição da venda de automóveis novos com motor de combustão a partir de 2035.

Recorde-se que no início desta semana a Alemanha propôs à União Europeia a possibilidade de haver veículos com motores de combustão pós-2035 que usem combustíveis neutros em carbono.

Aliás, a tomada de posição alemã obrigou ao adiamento da votação final da proposta para banir os motores de combustão da União Europeia a partir de 2035. Uma nova data ainda não foi marcada, tendo já decorrido conversações entre o chanceler alemão Olaf Scholz e a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

efuel bosch, combustíveis sintéticos
Os combustíveis sintéticos continuam a ser vistos como uma forma de manter «vivo» o motor de combustão interna.

Segundo responsáveis da União Europeia, desde que a Alemanha propôs uma exceção ao banir dos motores de combustão interna em 2035, já outros países «alinharam» com a visão alemã. A reunião de segunda-feira em Estrasburgo confirma-o.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o navio MV Reijin naufragou em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

MV Reijin. A história do «Titanic dos automóveis» que naufragou em Portugal