Notícias Mais eletrificação na Hyundai: 17 novos elétricos até 2030

Indústria

Mais eletrificação na Hyundai: 17 novos elétricos até 2030

A Hyundai Motor quer atingir uma quota global de 7% entre os veículos elétricos, o que corresponde a 1,87 milhões de unidades por ano.

Hyundai Seven

Revelados pelo diretor executivo da Hyundai Motor, Jaehoon Chang, durante o «CEO Investor Day 2022», os planos de eletrificação do gigante-sul-coreano são, no mínimo, ambiciosos.

Até 2030 o gigante sul-coreano pretende vender anualmente 1,87 milhões de modelos elétricos, procurando assegurar no final da década uma quota de 7% no mercado global de veículos elétricos.

Para garantir esta quota de mercado a Hyundai Motor planeia lançar 17 novos modelos elétricos neste espaço de tempo, sendo que destes 11 serão destinados à gama da Hyundai: três berlinas, seis SUV, um comercial ligeiro e um novo tipo de modelo.

A NÃO PERDER: Hyundai já não vai desenvolver mais motores de combustão interna
IONIQ
A «família IONIQ» vai crescer bastante até 2030.

No otimizar é que está o ganho

Os planos de eletrificação da Hyundai Motor não se fazem somente com base em novos modelos, com um dos objetivos a passar também pela otimização do processo de produção de modelos elétricos.

O primeiro passo nesse sentido é o “Centro de Inovação Global da Hyundai Motor” em Singapura, cujos avanços alcançados deverão depois ser aplicados nas fábricas da Hyundai Motor no resto do mundo.

Outro dos objetivos passa pela compra local das baterias destes modelos, criando para isso parcerias estratégicas com empresas produtoras de baterias.

No total, a Hyundai Motor planeia investir 14,5 mil milhões de euros na eletrificação, prevendo atingir 10% ou mais da margem de lucro operacional através de modelos elétricos.

Nova plataforma a caminho

Apesar de já contar com a elogiada E-GMP, a Hyundai Motor tem já em preparação uma nova arquitetura para a substituir, tendo esta como objetivo não só padronizar o chassis, mas também o sistema de baterias e o motor, podendo ser utilizada para modelos de todos os segmentos.

A nova IMA (Integrated Modular Architecture) está a ser desenvolvida a partir da atual E-GMP e vai poder ser equipada com conjuntos de baterias padronizados, independentemente do modelo, para reduzir os custos de aquisição e produção.

Plataforma E-GMP
A Hyundai já trabalha numa sucessora para a E-GMP.

Já no que respeita aos motores, esta plataforma permitirá a instalação de cinco tipos de motores padronizados, consoante as necessidades do modelo.

A nova arquitetura também deverá permitir uma maior densidade energética e tempos de carregamento mais curtos, recorrendo ao sistema cell-to-pack, ou seja, arrumando cada célula da bateria diretamente no pack, sem as arrumar primeiro em módulos.

Software, a outra grande aposta

A eletrificação da Hyundai Motor será complementada com uma forte aposta no desenvolvimento de software. 

Estão a ser desenvolvidas novas arquiteturas e a partir deste ano, todos os novos modelos lançados já permitirão atualizações remotas (over-the-air), que se expandirão a todos os seus modelos até 2025.

A empresa vai investir um total de 8,9 mil milhões de euros até 2030 para melhorar a sua competitividade nesta área.

Mais de 3,2 mil milhões de euros serão para o desenvolvimento de tecnologias como conectividade e condução autónoma, 3,5 mil milhões de euros de investimento estratégico para startups e centros de investigação e 2,1 mil milhões de euros para tecnologias de informação e comunicação.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?