Notícias Ford SuperVan. Depois de Goodwood vai «atacar» Pikes Peak

Pikes Peak

Ford SuperVan. Depois de Goodwood vai «atacar» Pikes Peak

A Ford SuperVan não é apenas uma «montra» tecnológica da marca norte-americana e vai prová-lo no palco mais difícil de todos: Pikes Peak.

Ford SuperVan vista dianteira 3/4
© Ford

Depois de ter subido a rampa no Goodwood Festival of Speed 2022, a Ford SuperVan vai participar noutra rampa emblemática: a Pikes Peak International Hill Climb.

Aos seus comandos vai estar Romain Dumas, que vai participar pela nona vez na rampa, sendo um dos pilotos mais experientes da prova, conhecendo muito bem as 156 curvas que se estendem pelos 19,99 km da subida de Pikes Peak.

A não perder Ford Europa divulga estratégia. Eletrificação total vai custar postos de trabalho

Recorde-se que Dumas é o atual recordista da Pikes Peak International Hill Climb. Aos comandos do Volkswagen ID.R conseguiu em 2018 um tempo final de 7min57,148s, um recorde que se mantém até hoje.

Teaser da SuperVan para Pikes Peak
© Ford of Europe GmbH

Quando questionado acerca das expectativas que tem para esta participação, Romain Dumas recordou: “Os motores de combustão interna perdem potência em altitude, os motores elétricos da Supervan não têm essa perda”.

Por isso mesmo, Romain Dumas acredita que a SuperVan poderá ser “uma real candidata aos primeiros lugares”.

Ford SuperVan vista traseira 3/4
© Ford Depois de brilhar em Goodwood, a SuperVan vai ser posta à prova em Pikes Peak.

Uma longa tradição

A participação da SuperVan na edição deste ano da Pikes Peak International Hill Climb vem dar continuidade a uma longa tradição da Ford nesta prova.

A estreia da marca norte-americana ocorreu em 1916, na primeira edição, com um Ford Model T. O icónico modelo da Ford precisou de 28min3s para chegar à linha de meta, que está colocada a 4300 m de altitude.

Nas 101 edições da famosa rampa foram vários os modelos da Ford que a enfrentaram. No ano passado destacou-se um Ford Mustang Shelby GT500SE inscrito pela Shelby American.

Ford SuperVan
© Ford

Recuando mais um pouco no tempo, é impossível esquecer a “Climbkhana” realizada por Ken Block ao volante do Hoonicorn.

VEJAM TAMBÉM Ford aposta nas baterias LFP mais baratas. Mustang Mach-E é o primeiro a recebê-las

A Ford SuperVan

Desenvolvida pela Ford Performance em conjunto com a STARD, a Ford SuperVan é a interpretação mais recente e radical de um conceito que surgiu pela primeira vez nos anos 60.

A nova Supervan tem como ponto de partida a plataforma da E-Transit Custom, mas aqui conta com quatro motores elétricos que lhe dão um total de 2000 cv de potência e garantem tração integral.

A alimentar os quatro motores elétricos encontramos uma bateria de 50 kWh de capacidade, que conta com refrigeração líquida e está montada em posição central, tal como os motores de combustão das SuperVan de outrora.

Com uma carroçaria em fibra de carbono, roll cage e com partes herdadas diretamente do mundo da competição — direção, sistema de travagem e suspensão — a SuperVan parece ter sido «desenhada» para provas de rampas.

Agora terá oportunidade de comprovar as suas qualidades numa das provas mais famosas e desafiantes do mundo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta