Notícias E aconteceu… Ford GT quebra as 300 mph em apenas uma milha

Texas Mile

E aconteceu… Ford GT quebra as 300 mph em apenas uma milha

Este Ford GT já era o mais rápido na Texas Mile, mas este ano tornou-se no primeiro a superar a barreira das 300 mph, alcançando um recorde mundial.

Ford GT M2K Motorsports

Numa altura em que as 300 mph (482 km/h) é a barreira que todos querem bater com um carro de produção, com vários candidatos a esse título — Koenigsegg Jesko, Hennessey Venom F5 e SSC Tuatara —, um Ford GT de primeira geração, devidamente preparado artilhado pela M2K Motorsports, fê-lo no passado fim de semana em mais uma edição da Texas Mile.

Este particular Ford GT da M2K Motorsports não é um estranho nas páginas da Razão Automóvel. Há dois anos reportávamos precisamente um novo recorde alcançado por ele, ao ter atingido as 293,6 mph (472,5 km/h) na distância de uma milha, ou 1,6 km, recorde que se manteve até… ao fim de semana passado.

Na edição deste ano, o Ford GT da M2K Motorsports regressou e bateu o seu próprio recorde por expressivos 18 km/h, tornando-se no primeiro automóvel a bater a barreira das 300 mph, alcançando um novo recorde mundial.

RELACIONADO: Objetivo: 500 km/h! Porque 482 km/h não é suficiente

A velocidade máxima por ele alcançada em apenas 1600 m fixou-se nas 300,4 mph, ou 483,4 km/h, um feito a todos os níveis surpreendentes. A velocidade medida nos pontos intermédios (1/4 milha e 1/2 milha) não é menos impressionante — atingiu os 280,8 km/h nos primeiros 400 m e 386,2 km/h em apenas 800 m!

Como devem imaginar este Ford GT não está propriamente de série para conseguir tais capacidades de aceleração. Ainda mantém 5.4 V8 Supercharged, que de origem debita 550 cv, estima-se que esteja a debitar à volta de 2500 cv… às rodas(!). No entanto, a tração mantém-se apenas às rodas traseiras e a caixa ainda continua a ser manual, como se fosse de série.

VÊ TAMBÉM: Achas que estás a ver um Ford GT40 original? Olha outra vez

Fiquem com o vídeo da obtenção do recorde — houve uma primeira tentativa onde obtiveram 299,2 mph, já de si um recorde, mas na segunda tentativa, finalmente, as 300 mph foram alcançadas.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual o motor que equipa o atual Ford GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

1000 Ford GT não são suficientes. Vêm mais a caminho
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

1000 Ford GT não são suficientes. Vêm mais a caminho