Notícias Como novo? Vai a leilão um Ford GT Heritage de 2006 com apenas 5 km

Leilão

Como novo? Vai a leilão um Ford GT Heritage de 2006 com apenas 5 km

15 anos de idade e apenas 5 km percorridos. Este Ford GT Heritage pode muito bem ser a unidade do superdesportivo com menos quilómetros em existência.

Ford GT Heritage

A primeira geração do Ford GT, lançada em 2005, foi o “decalcar” possível do GT40 para os nossos dias. O superdesportivo norte-americano combinava o design do múltiplo vencedor das 24 Horas de Le Mans com um possante V8 sobrealimentado por compressor e, rezam os testes da altura, uma dinâmica excecional.

Como que a reforçar ainda mais a ligação aos GT40 que conquistaram Le Mans, em 2006 a Ford lançou o GT Heritage Paint Livery Package edition.

Uma edição limitada a 343 unidades que dava ao GT as cores da Gulf Oil, uma das decorações mais reconhecidas no mundo da competição automóvel — a decoração que também inspirou o nosso Citroën C1 — e que revestiu o Ford GT #1075 que venceu Le Mans por duas vezes, 1968 e 1969.

VÊ TAMBÉM: 1 milhão de euros! Este Ford GT usado custou quase duas vezes mais do que quando era novo
Ford GT Heritage

À cor azul (Heritage Blue) da carroçaria era adicionada uma faixa central a todo o comprimento do carro em laranja (Epic Orange), que se estendia ao para-choques dianteiro. A aparência do Ford GT aproximava-se ainda mais da dos carros de competição ao ter quatro círculos brancos onde era possível acrescentar algarismos, como num carro de competição, caso o cliente assim o desejasse.

Apenas 5 km percorridos

A unidade a leilão trata-se de um exemplar com especificações canadianas. Apenas 50 dos 343 Ford GT Heritage produzidos em 2006 tiveram como destino o Canadá.

As suas especificações divergiam um pouco de outros GT: as jantes forjadas da BBS eram de série, as maxilas de travão eram cinzentas e o… rádio era de série. Os GT canadianos não traziam o sistema áudio McIntosh CD, justificando-se a ausência como uma forma de reduzir o peso para compensar os quilos a mais dos para-choques com configuração própria para o mercado canadiano (espuma mais pesada no da frente e o de trás trazia um espaçador que o afastava mais da carroçaria).

Ford GT Heritage

Temos de admitir que dá pena perceber que esta máquina fantástica nunca verdadeiramente andou, como os apenas e só 5 km registados indicam. É, para todos os efeitos, como um carro novo: ainda tem os plásticos protetores dos bancos e volante, assim como das soleiras das portas (que serão entregues com a licitação vencedora). O para-brisas até tem os autocolantes de pré-entrega.

Além dos obrigatórios documentos, manuais e chaves, quem comprar este Ford GT Heritage recebe ainda um conjunto de números autocolantes (para colocar na carroçaria) e uma pintura a óleo original por David Snyder do Ford GT com as cores da Gulf Oil que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1968.

Este exemplar imaculado e não usado do Ford GT Heritage vai ser leiloado pela RM Sotheby’s no leilão de Amelia Island que ocorrerá no próximo dia 22 de maio. Não foi avançado um preço de reserva.