Crónicas Citroën C1 a FUNDO nas 6 horas no Estoril, em vídeo

Troféu C1 Learn & Drive 2019

Citroën C1 a FUNDO nas 6 horas no Estoril, em vídeo

As 6 Horas do Estoril foi a terceira e última corrida do Troféu C1, uma estreia absoluta em competição para a Razão Automóvel — contamos-te tudo em vídeo.

Troféu C1, Estoril 2019, #911
© Razão Automóvel

As expetativas eram altas para as 6 Horas do Estoril, a última prova pontuável do Troféu C1 Learn & Drive. O nosso carro, o resistente C1 #911 da equipa Razão Automóvel / Escape Livre, estava finalmente perto daquilo que considerávamos ser a afinação ideal.

No entanto, em duas horas de treinos e seis horas de corrida tudo pode acontecer. E aconteceu.

Primeiro percalço, os treinos. Um manómetro de combustível avariado deu origem a cálculos errados para a quantidade de combustível a usar, resultando em tempos cronometrados prejudicados — começaríamos as 6 Horas do Estoril a partir de uma atrasada 19ª posição.

A NÃO PERDER: Tudo o que aprendi neste carro que foi de uma idosa
Citroën C1, Troféu C1 Learn & Drive, Estoril, 2019
© Razão Automóvel

No entanto, com Francisco Carvalho ao volante, recuperámos, chegámos ao 7º lugar, mas foi no entusiasmo das ultrapassagens sucessivas que uma travagem mais tardia fez atuar o ABS do pequeno C1, não dando qualquer hipótese de evitar uma saída de pista — o segundo percalço.

A ida à gravilha e a tardia intervenção dos comissários para nos colocar o carro novamente em pista atirou-nos para lá da metade da tabela. Sem baixar os braços mantivemos a nossa estratégia e fomos recuperando lugares — acabámos por andar grande parte da corrida na 15ª posição.

Ao cair da bandeira axadrezada das 6 Horas do Estoril, a derradeira prova do pontuável do Troféu C1 Learn & Drive, o pequeno C1 #911 ficou-se pela 12ª posição à geral e 8º na categoria Pro-Am. Não é o resultado esperado, dentro do Top 10, mas foi o resultado possível.

Não deixamos de estar muito satisfeitos com a nossa prestação, a primeira experiência para todos os pilotos da nossa equipa, com exceção do Francisco Carvalho, que foi uma peça fundamental na equipa.

Vê os bastidores da última prova do Troféu C1 Learn & Drive, diretamente das boxes do carro #911, da equipa Razão Automóvel / Escape Livre.

Sabe esta resposta?
Qual destas características distingue o Citroën C5 Aircross?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do novo Citroën C5 Aircross. Valeu a pena esperar?