Notícias Filha de Ken Block vai levar o Hoonipigasus do pai a Pikes Peak

Pikes Peak

Filha de Ken Block vai levar o Hoonipigasus do pai a Pikes Peak

Lia Block vai fazer a mítica subida de Pikes Peak como homenagem ao seu pai, Ken Block, que morreu no início deste ano.

porsche Hoonipigasus Ken block
© Hoonigan Racing

Lia Block, a filha de 16 anos de Ken Block, falecido este ano, vai participar na edição de 2023 da mítica subida de Pikes Peak ao volante do Hoonipigasus, o Porsche 911 que foi construído para o seu pai.

O anúncio foi feito através das redes sociais de Lia Block, que explica que este vai ser um tributo ao seu pai, pelo que não estará a perseguir tempos ou em busca de qualquer recorde. No anúncio que fez Lia é peremptória ao dizer que “não será uma subida cronometrada”.

A NÃO PERDER: Hoonipigasus. O Porsche de 1400 cv de Ken Block para Pikes Peak

Será a primeira vez que Lia Block vai participar na famosa rampa norte-americana, situada em Colorado Springs. Mas será naturalmente uma jornada de emoções fortes naquela que é tantas vezes apelidada de “corrida em direção às nuvens”.

O Hoonipigasus

O Porsche 911 (nasceu como 912) com que Lia vai correr resultou dos esforços da Hoonigan Racing Division e da BBi Autosport. O objetivo era Ken Block «atacar» a centésima edição da Pikes Peak International Hill Climb, realizada o ano passado, com o objetivo de vencer à geral.

Porsche Hoonipigasus
© Hoonigan Racing Este Porsche 911 modificado conta com uma suspensão ajustável em altura que se vai adaptando às diversas partes da subida através de um sistema GPS.

Argumentos não faltavam a este «super 911» para isso. O Hoonipigasus recorre a um seis cilindros boxer biturbo com 4.0 l de capacidade que entrega uns impressionantes 1400 cv de potência para uma massa total de apenas 1000 kg.

Para colocar tudo isto no asfalto conta com tração às quatro rodas, o motor passou a estar em posição central traseira e o aparato aerodinâmico só tem um objetivo: downforce… gerar muito downforce.

Infelizmente Ken Block e o Hoonipigasus nunca chegaram a participar na Pikes Peak International Hill Climb de 2022. A razão deveu-se a um problema num dos cilindros do motor durante uma sessão de treinos.

Porsche Hoonipigasus
© Hoonigan Racing A sua pintura é uma homenagem à do Porsche 917/20 “Pink Pig” de 1971 que correu nas 24 Horas de Le Mans.

Block, além da vitória tinha em «mira» o recorde absoluto da subida. Este pertence ao elétrico Volkswagen ID.R (7min57,148s), enquanto a marca mais rápida entre as máquinas com motor de combustão está nas mãos de Sébastien Loeb e do «seu» Peugeot 208 T16 (8min13,878s).

Esta homenagem a Ken Block está agendada para o próximo dia 25 de junho, quando se realizar mais uma edição da famosa Pikes Peak International Hill Climb.

Sabe esta resposta?
O protótipo Porsche C88 foi projetado para que mercado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China