Notícias Bentley Continental GT3. Asa traseira gigante e bio-combustíveis para atacar Pikes Peak

Pikes Peak 2021

Bentley Continental GT3. Asa traseira gigante e bio-combustíveis para atacar Pikes Peak

O Bentley Continental GT3 Pikes Peak marca o regresso da marca britânica à "corrida até às nuvens" e a procura de obter um novo recorde.

Bentley Continental GT3 Pikes Peak 2021

Depois de ter conquistado os recordes de SUV mais rápido (Bentayga) em 2018 e de carro de produção mais rápido (Continental GT) em 2019, a Bentley está de regresso à “corrida até às nuvens”, em Pikes Peak, Colorado, com um muito modificado Continental GT3 para conquistar o recorde na categoria Time Attack 1.

O recorde atual na categoria Time Attack 1 (para veículos baseados em modelos de produção) está nos 9min36s, o que se traduz numa velocidade média de 125 km/h nos 19,99 km de extensão do percurso — com um desnível de 1440 m.

Para ficar abaixo desse tempo, como é possível ver, o Bentley Continental GT3 foi extensivamente modificado por fora, destacando-se a asa traseira de enormes dimensões, a maior alguma vez colocada em qualquer Bentley.

VEJAM TAMBÉM: Histórico. Bentley alcança a marca das 200 mil unidades produzidas

O pacote aerodinâmico extremista é completado por um difusor traseiro específico e à frente, por um splitter biplano, flanqueado por duas asas (canards) que também impressionam pela sua extensão.

A Bentley não diz, no entanto, como é que este aparato se traduz em downforce, como também não diz qual a potência deste monstro de Pikes Peak.

V8 alimentado a biocombustível

Podemos não saber quantos cavalos de potência terá o Bentley Continental GT3 Pikes Peak, mas sabemos que o conhecido V8 twin-turbo será alimentado com bio-combustíveis.

Bentley Continental GT3 Pikes Peak 2021

Apesar da aposta na eletrificação — a partir de 2030 o plano é apenas ter modelos 100% elétricos —, a Bentley anunciou recentemente também a sua aposta nos bio-combustíveis e combustíveis sintéticos.

O Continental GT3 Pikes Peak será o primeiro passo visível dessa aposta, usando gasolina obtida através do uso de bio-combustíveis. De momento, a marca está a testar e avaliar diversas misturas, prevendo que, no final, o uso desta gasolina permita reduções dos gases de efeito de estufa até 85% em relação à gasolina de origem fóssil.

Bentley Continental GT3 Pikes Peak 2021

Aos comandos do Continental GT3 Pikes Peak estará o “Rei da Montanha” Rhys Millen, o mesmo piloto que obteve os recordes dos Bentayga e Continental GT de produção. Os testes de desenvolvimento prosseguem, de momento, no Reino Unido, mas em breve serão transferidos para os EUA, para efetuar testes em altitude — é que a prova arranca nos 2865 m de altura e termina apenas nos 4302 m.

A 99ª edição da Pikes Peak International Hill Climb acontecerá no próximo dia 27 de junho.