Notícias Hoonipigasus. O Porsche de 1400 cv de Ken Block para Pikes Peak

Apresentação

Hoonipigasus. O Porsche de 1400 cv de Ken Block para Pikes Peak

Com 1400 cv e uma pintura inspirada no 917 "Pink Pig", o Porsche Hoonipigasus vai correr em Pikes Peak com Ken Block ao volante.

Porsche Hoonipigasus
© Hoonigan Racing

Ken Block até pode ter assinado pela Audi, mas não parece ser impedimento de usar máquinas de outras marcas como este Porsche Hoonipigasus demonstra.

Originalmente um Porsche 912 de 1966 (o 911 de quatro cilindros), o Hoonipigasus não foi concebido pela Porsche, mas sim pela Hoonigan Racing de Ken Block em conjunto com o especialista BBi Autosport.

A sua curiosa pintura é uma homenagem à do Porsche 917/20 “Pink Pig” de 1971 que correu nas 24 Horas de Le Mans. Já a sua carroçaria é um exemplo das «concessões» necessárias para criar um «monstro» competitivo para Pikes Peak.

A NÃO PERDER: Será o Audi RS e-tron GT compatível com a condução de Ken Block?
Porsche Hoonipigasus

Porsche 911/912, mas com motor central

O desenvolvimento do Hoonipigasus demorou quase uma década, mas, a julgar pelo resultado final, a espera compensou. Com o objetivo de o «colar ao chão», o Hoonipigasus recebeu um enorme splitter na dianteira e uma ainda maior asa traseira.

Ainda na secção posterior do carro de Ken Block destaca-se a ausência do para-choques que deixa a descoberto as soluções de engenharia adotadas, mas não o motor boxer de seis cilindros 4.0 l biturbo com impressionantes 1400 cv, cujo binário é enviado às quatro rodas.

Porsche Hoonipigasus

É que à semelhança do 911 RSR de competição, também o Porsche Hoonipigasus passou a contar com flat-six em posição central traseira. Apesar de todo o «poder de fogo» e aparato, o Hoonipigasus pesa uns escassos 1000 kg.

Ainda com o objetivo de melhorar o comportamento e baixar o centro de gravidade, o túnel de transmissão começa à altura dos ombros e desce até ao eixo dianteiro.

Já a suspensão é ajustável em altura e através do sistema GPS vai-se adaptando às diversas partes da mítica subida.

Objetivo: vencer à geral

Este tipo de «monstros», da classe PPO (Pikes Peak Open) são concebidos apenas com um objetivo em mente: serem o vencedor absoluto da lendária “corrida até às nuvens”.

Porsche Hoonipigasus

A BBi Autosport espera que o Porsche Hoonipigasus e Ken Block consigam alcançar a vitória à geral para adicionar ao seu currículo de oito pódios e cinco vitórias em classes da Pikes Peak International Hill Climb.

A lendária prova acontece no dia 26 de junho e esta edição não podia ser mais especial, pois trata-se da 100.ª edição da mais famosa «rampa» de todas.

Sabe esta resposta?
O protótipo Porsche C88 foi projetado para que mercado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China