Notícias Primeiro Abarth 500 elétrico a caminho, mas ainda à procura da «voz» certa

Antevisão

Primeiro Abarth 500 elétrico a caminho, mas ainda à procura da «voz» certa

O primeiro modelo Abarth 500 elétrico chega em 2023, e a marca pede ajuda aos fãs para encontrar a «voz» certa para o novo «escorpião».

Abarth Fiat 500 elétrico
X-Tomi Design

Nem a pequena Abarth escapa à eletrificação, e por isso mesmo a «marca do escorpião» já prepara o seu primeiro modelo elétrico, que se baseará, previsivelmente, no Fiat 500 elétrico.

Apesar da confiança inicial acerca da transformação de um Fiat 500 elétrico num Abarth, o diretor executivo da marca italiana, Olivier François, afirmou que afinal o projeto é um pouco mais complexo do que à primeira vista parecia.

Acerca disto, François afirmou: “Há um ano e meio eu pensei que não podia ser assim tão difícil. Afinal os carros elétricos já são tão divertidos de conduzir. A boa notícia é que estamos a trabalhar ativamente no projeto e depois de confirmado será relativamente rápido.”

A NÃO PERDER: Conduzimos o Abarth F595. Um «foguete» com muita história
Abarth 595
Brevemente a Abarth também terá um modelo elétrico. Resta saber se o 595 se vai manter em produção.

Mas Olivier François teve de rever a sua posição: “a má notícia é que afinal é mais complicado (transformar o 500 elétrico num Abarth) do que tinha pensado”.

Segundo o diretor executivo da Abarth, o «problema» está na cadeia cinemática: “Se queremos que seja um Abarth a sério não podemos usar a mesma cadeia cinemática elétrica (do 500). Uma vez alcançada a potência e o binário desejados já não temos o mesmo motor, tal como a transmissão e os travões também são diferentes… Tem tudo de ser adaptado”.

Som «à medida»

O novo Abarth 500 elétrico já está em testes, mas Olivier François optou por destacar a sonoridade do carro, algo estranho quando temos em conta que os elétricos são, por norma, silenciosos.

Mas há uma boa razão para isso. Há uma nova ferramenta de colaboração nas redes sociais da marca. a “Abarth Performance Creator”, onde os fãs da marca podem ajudar a desenvolver o novo som “AVAS” do pocket rocket elétrico e ainda os sons usados quando se liga ou desliga o carro.

LEIAM TAMBÉM: Testámos e fomos “picados” pelo Abarth 595C Monster Energy Yamaha

O “AVAS” (Acoustic Vehicle Alert System) é o aviso acústico que sinaliza a passagem de um veículo elétrico que circule abaixo dos 20 km/h.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Abarth_Official (@abarth)

A Abarth não quer um som genérico e por isso pediu ajuda aos seus fãs para escolher de entre três sonoridades distintas: “Next Tack” (inspirado na Fórmula E); “Cyber Fun” (que evoca uma experiência digital e o mundo dos jogos de vídeo) e ainda “Rock’N Roar” (que recorre ao som de guitarras de rock).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Renault Twizy?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Drag race com quadriciclos elétricos. Será a mais lenta de sempre?