Notícias Ferrari F40 do filho de Saddam Hussein ainda está abandonado?

Insólito

Ferrari F40 do filho de Saddam Hussein ainda está abandonado?

Encontrado abandonado em 2012, este Ferrari F40 foi do filho de Saddam Hussein. Será que ainda se encontra abandonado? Há quem diga que sim.

Lançado em 1987, ainda hoje o Ferrari F40 é um dos mais icónicos modelos da marca de Maranello e um dos mais conhecidos supercarros de sempre.

Nascido para comemorar os 40 anos da Ferrari, o modelo italiano viu saírem da linha de produção 1315 unidades — um número substancial, quando hoje em dia é mais comum vermos produções limitadas a poucas centenas de unidades de outros supercarros.

A animar aquele que é considerado por muitos «o melhor Ferrari de todos os tempos» encontrávamos um motor V8, biturbo com 2.9 l de capacidade que debitava 478 cv às 7000 rpm e 577 Nm de binário às 4000 rpm, números que lhe permitiam atingir os 320 km/h ou 200 mph — o primeiro carro de produção a consegui-lo.

VÊ TAMBÉM: Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer
Ferrari F40
Esta imagem foi uma das que foram publicadas em 2012.

Ora, seja pelas prestações avassaladoras, pela raridade ou pelo simples facto de ser um Ferrari, a ideia de haver um exemplar do F40 abandonado parece algo só possível no mundo da imaginação. No entanto, parece haver provas que indicam o contrário.

O Ferrari F40 do filho de Saddam Hussein

A primeira vez que surgiram notícias que davam conta de que o Ferrari F40 que tinha pertencido a Uday Hussein, filho do antigo presidente do Iraque, Saddam Hussein, foi em 2012.

Nessa altura, sites como a Carsales ou a Carbuzz reportavam de que o carro estaria numa oficina na localidade de Erbil aquando do início da segunda Guerra do Golfo em 2003.

VÊ TAMBÉM: Negócio da China. Este Ferrari quase que foi leiloado por… 220 euros

Com o agravar do conflito, ir recuperar o seu Ferrari F40 deveria estar entre as últimas preocupações de Uday Hussein — alegadamente, foi por esta altura que também terá queimado a sua coleção individual de automóveis.

Uday Hussein, o «ás de copas» na lista de alvos por parte dos EUA, seria morto em 2003 num ataque pelas forças militares norte-americanas.

Não foi o único abandono. A polícia iraquiana posa ao lado de um Ferrari Testarossa rosa e de um Porsche 911 preto, que pertencia a Uday Hussein, na sede da polícia em Bagdad a 8 de dezembro de 2010.

Desde então o carro terá ficado abandonado. Agora, oito anos depois de se ter ouvido falar pela primeira vez sobre este F40, voltaram a surgir notícias que dão conta que o exclusivo modelo transalpino continua abandonado.

VÊ TAMBÉM: Este computador portátil é a chave para reparar qualquer McLaren F1

Segundo adiantam sites como o AutomotoJornal dos Clássicos, o Ferrari F40 de Uday Hussein permanece abandonado, encontrando-se parado junto a um posto de abastecimento.

Se é verdade ou não, por enquanto não há forma de se saber, podendo ter-se dado o caso de a história ter ressurgido na internet, sendo algumas das imagens usadas nessas reportagens as mesmas captadas em 2012.

VÊ TAMBÉM: “Ford v Ferrari”. Este documentário conta-te o que o filme não contou

Resistiu bem ao passar do tempo?

Partindo do princípio que o Ferrari F40 permanece abandonado e algumas das imagens que estamos a ver são atuais, então até podemos assumir que este exemplar parece estar razoavelmente conservado.

Apesar de se apresentar bastante sujo, a verdade é que este exemplar do primeiro Ferrari produzido com recurso a fibra de carbono e Kevlar não parece, à primeira vista, muito mal tratado.

VÊ TAMBÉM: Trocar a embraiagem do Ferrari F50 não é (nada) fácil

Os pneus continuam a estar cheios (uma das razões que nos levam a crer que a inatividade deste F40 pode não ser total) e apenas o volante e o reservatório de água não são de série — este último, como dá para ver, apresenta a marca da… Nissan!.

Tendo em conta o estado geral deste Ferrari F40, esperamos que caso ainda se encontre abandonado, alguém acabe por o “acolher” e o recupere, tarefa essa que não parece ser muito complexa… caso seja um especialista.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima do Ferrari SF90 Stradale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Todos os números do novo SF90 Stradale, o mais potente Ferrari de sempre