Notícias Vão nascer duas novas pontes sobre o Tejo

Investimento

Vão nascer duas novas pontes sobre o Tejo

As duas novas pontes vão ligar três localidades na margem sul do Tejo e inserem-se no projeto de regeneração urbana "Arco Ribeirinho Sul".

Pórtico da Lisnave
© Câmara Municipal de Almada

Depois de há 25 anos a inauguração da Ponte Vasco da Gama ter sido crucial para o desenvolvimento da margem sul, o Governo anunciou um novo projeto com que planeia revitalizar ainda mais aquela região: o Arco Ribeirinho Sul.

Anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pelo Ministro das Finanças, Fernando Medina, este projeto tem como maior destaque a construção de duas novas pontes rodoviárias no estuário do Tejo.

Apresentação do projeto "Arco Ribeirinho Sul"
© Câmara Municipal de Almada

Desta vez o objetivo não será «aproximar» Lisboa da margem sul, mas «encurtar» a distância entre os municípios do Montijo, Barreiro e Seixal.

A primeira ponte vai ligar o Barreiro e o Montijo e a segunda vai unir o Barreiro ao Seixal. Os seus traçados ainda não foram divulgados, bem como os custos da sua construção.

Não queremos que esta região seja um dormitório da cidade de Lisboa, mas que seja sim, um grande polo gerador de emprego altamente qualificado, capaz de propiciar melhores salários e melhores condições de vida para os jovens.

Fernando Medina, Ministro das Finanças

Bem mais do que pontes

O projeto “Arco Ribeirinho Sul” não se resume à construção das duas pontes. Está prevista ainda a expansão do Metro Sul do Tejo, a construção de um terminal fluvial na Moita e a criação de um corredor ciclável e pedonal de 38 km que vai ligar Almada a Alcochete.

Esta margem esquerda do Tejo merece um grande projeto de regeneração urbana.

António Costa, Primeiro-Ministro

Por fim, o projeto “Arco Ribeirinho Sul” inclui a construção de habitação pública, a criação de um novo pólo de emprego qualificado e a reabilitação dos antigos estaleiros da Lisnave na Margueira… Um espaço que a Razão Automóvel conhece muito bem.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi inaugurada a Ponte 25 de Abril?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Factos e números sobre a Ponte 25 de Abril
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Factos e números sobre a Ponte 25 de Abril