Notícias Euro NCAP. Cinco estrelas para o Classe X, E-Pace, X3, Cayenne, 7 Crossback, Impreza e XV.

Segurança

Euro NCAP. Cinco estrelas para o Classe X, E-Pace, X3, Cayenne, 7 Crossback, Impreza e XV.

O Euro NCAP publicou os resultados de mais oito modelos. E todos eles receberam cinco estrelas, à excepção de um pequeno elétrico francês.

Mercedes-Benz Classe X — atinge cinco estrelas no Euro NCAP

A Euro NCAP, organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos do mercado europeu, apresentou os resultados mais recentes. Desta vez, os exigentes testes contemplaram os Mercedes-Benz Classe X, Jaguar E-Pace, DS 7 Crossback, Porsche Cayenne, BMW X3, Subaru Impreza e XV, e por fim, o curioso e elétrico Citroën e-Mehari.

Como na última ronda de testes, a maioria dos modelos cai na categoria SUV ou Crossover. As excepções são a pick-up da Mercedes-Benz e o hatchback da Subaru.

e-Mehari, o compacto elétrico da Citroën, acabou por ser a excepção na obtenção das cinco estrelas, devido, sobretudo à ausência de equipamentos de assistência ao condutor (segurança ativa), como a travagem autónoma de emergência. O resultado final ficou-se pelas três estrelas.

Cinco estrelas para todos os outros

Esta ronda de testes não poderia ter corrido melhor para os restantes modelos. Até a Mercedes-Benz Classe X, a primeira pick-up da marca alemã, conseguiu esse feito — um tipo de veículo onde nem sempre é fácil de atingir “boas notas” neste tipo de testes.

Os resultados podem não ser surpreendentes para alguns, mas continuam a representar resultados de engenharia marcantes. Não devem ser tomados como garantidos, já que o regime de classificação do Euro NCAP inclui mais de 15 diferentes testes e centenas de requisitos individuais, que são reforçados regularmente. É muito positivo que os construtores ainda vejam a classificação de cinco estrelas como o alvo para a maioria dos novos modelos.

Michiel van Ratingen, Secretário Geral do NCAP

Honda Civic foi novamente testado

À margem deste grupo, o Honda Civic voltou a repetir os testes. A razão prendeu-se com a introdução de melhoramentos nos sistemas de retenção no banco traseiro, que causaram alguma preocupação nos resultados dos primeiros testes. Entre as diferenças, surge um airbag lateral modificado.

Testes mais exigentes em 2018

A Euro NCAP prepara-se para elevar o nível de exigência dos seus testes em 2018. Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAP, refere a introdução de mais testes aos sistemas de travagem autónoma, que terão de ser capazes de detetar e mitigar o contato com ciclistas. Outros testes estão planeados, indo de encontro às crescentes funções automatizadas dos automóveis que veremos nos próximos anos. “A nossa missão é ajudar os consumidores a entender como estes sistemas operam, para mostrar do que são capaz e explicar como um dia estes podem salvar a sua vida”, referiu Michiel van Ratingen.