Notícias Euro NCAP. Mais 8 modelos testados e os resultados não podiam ser melhores.

Segurança Rodoviária

Euro NCAP. Mais 8 modelos testados e os resultados não podiam ser melhores.

A mais recente ronda de testes por parte do Euro NCAP não poderia ter tido melhores resultados. Todos os modelos receberam cinco estrelas.

Volkswagen T-Roc — Euro NCAP

A Euro NCAP, organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos do mercado europeu, acaba de revelar os seus mais recentes resultados. Os modelos visados são o Volvo XC60, o “nosso” Volkswagen T-Roc, Skoda Karoq, Mitsubishi Eclipse Cross, Citroën C3 Aircross, Opel Crossland X, Volkswagen Polo e o SEAT Arona.

Um grupo que não poderia refletir mais a realidade automóvel atual: todos eles SUV ou Crossover, excetuando o Polo, o único automóvel “convencional” presente. Curiosamente a Euro NCAP classificou o Arona como utilitário, equiparado ao Polo, e os “primos” C3 Aircross e o Crossland X como MPV compactos — as equipas de marketing da SEAT, Citroën e da Opel têm de se esforçar mais…

Cinco estrelas para todos

Divagações à parte, esta ronda de testes não poderia ter corrido melhor para todos os modelos. Todos eles atingiram as cinco estrelas nos cada vez mais exigentes testes.

O Volvo XC60, fazendo jus ao símbolo que ostenta, tornou-se no veículo com a melhor classificação do Euro NCAP em 2017, atingindo, como exemplo, 98% na proteção dos ocupantes em caso de embate.

Mas o XC60 atua no segmento D. Os segmentos B e C são os que garantem maiores volumes de vendas na Europa. Logo, é importante que níveis elevados de segurança sejam transversais ao mercado, independentemente do posicionamento ou custo do modelo.

A Euro NCAP valoriza cada vez mais a presença de equipamentos de segurança ativa, como por exemplo, a travagem autónoma de emergência — um equipamento cuja eficácia já a pudemos comprovar em primeira mão —, e é positivo referir que até carros como o Polo já incluem este equipamento de série, e está disponível como opção nos C3 Aircross e Crossland X.

Testes mais exigentes

A Euro NCAP prepara-se para elevar o nível de exigência dos seus testes em 2018. É a promessa de Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAP:

Claro, é ótimo ver marcas como a Volvo a produzir carros que obtêm classificações quase perfeitas em algumas áreas dos nossos testes, e demonstra por que o Euro NCAP deve continuar a adaptar os seus requisitos. No próximo ano, veremos novos testes e requisitos ainda mais rígidos para obter as cinco estrelas. Mas são os veículos que vendem em grandes números que realmente influenciarão a segurança rodoviária no futuro e fabricantes como a Nissan, Ford, SEAT e Volkwagen devem ser parabenizados por democratizar a segurança, disponibilizando assistentes à condução nos seus utilitários.

Sabe esta resposta?
A família do mais recente Mercedes-Benz Classe E (W213) é composta por quantos membros específicos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Em dois dias conduzimos (quase) todos os Mercedes-Benz Classe E