Notícias Dacia Sandero ainda não foi eletrificado. Há planos para o ser?

Indústria

Dacia Sandero ainda não foi eletrificado. Há planos para o ser?

O chefe de vendas da Dacia, Xavier Martinet responde à questão se está para breve ou não uma versão eletrificada do Dacia Sandero.

Dacia Sandero Stepway beje 2024 traseira
© Dacia

O chefe de vendas da Dacia, Xavier Martinet, quando questionado sobre a eletrificação (híbrido ou elétrico) do Sandero, o modelo mais popular da marca, disse que não iria acontecer até os clientes o exigirem.

Recorde que o Sandero foi o segundo modelo mais vendido na Europa o ano passado e é um dos mais procurados por particulares. Em Portugal vendeu 4012 unidades em 2023, num ano recorde para a marca no país.

Dacia Sandero Stepway beje 2024 dianteira
© Dacia Dacia Sandero 2024

Eletrificado? Por enquanto não

O Dacia Sandero só se encontra disponível com motorizações a combustão — a gasolina e GPL —, não tendo sequer disponível a opção mais suave de eletrificação, a mild-hybrid. E deverá continuar assim, até ser possível ou até o mercado o exigir. Foi o que confirmou Martinet em declarações à Autocar.

A questão não se prende no facto de a marca poder ou não lançar, mas sim no facto de o cliente procurar ou não este tipo de motorizações.

“Se podemos ter um Sandero híbrido? Sim, podemos, disso não há dúvidas. Mas de uma perspetiva técnica a questão que se põe é: será que os clientes querem pagar muitos milhares de euros para comprar um híbrido? A resposta hoje em dia é: nem por isso.”

Xavier Martinet, chefe de vendas da Dacia

Para contexto, o Dacia Sandero partilha a mesma plataforma CMF-B que o Renault Clio, que possui uma opção híbrida. O que significa que a Dacia poderia oferecer outros tipos de motorizações diversas, como Diesel e híbridas, tal como acontece no Jogger e no novo Duster.

No entanto, o chefe de vendas da marca romena afirma que oferecer essa opção no Sandero iria ameaçar a sua posição no mercado.

“Se apostarmos tudo nessa diversidade, vai haver um custo associado e no final quem paga esse custo são os clientes”, declara o chefe de vendas.

“Ao não termos opções eletrificadas reduzimos o investimento, e quem é que beneficia disso? O cliente. Tomar as decisões é a parte mais difícil do trabalho, mas eu acho que isso mostra que a Dacia é uma das poucas marcas na Europa que consegue fazer escolhas arrojadas.”

Xavier Martinet, chefe de vendas da Dacia

Eletrificação na próxima geração?

Na próxima geração deste modelo, prevista para 2027-2028, já se prevê que venha acompanhado com opções parcialmente ou totalmente eletrificadas, mais focada no preço do que na autonomia ou na velocidade de carregamento.

“Deverá haver algum tipo de oferta eletrificada no carro no futuro. Mas mais uma vez, vamos esperar para ver.”

Xavier Martinet, chefe de vendas da Dacia

Recentemente foi apresentada a nova geração do 100% elétrico Dacia Spring, cujas encomendas vão abrir na primavera de 2024, e que está atualmente presente no espaço da marca no Salão de Genebra.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
O Renault Sbarro Espera Espace Spider é uma versão de que modelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sbarro Espera Espace Spider. A Renault Espace descapotável que poucos conhecem