Notícias Governo pode aumentar IUC para compensar descida no preço das portagens

Economia

Governo pode aumentar IUC para compensar descida no preço das portagens

O Governo prepara-se para aumentar o IUC nos carros mais antigos (anteriores a 2007), compensando assim a descida do preço das portagens.

Fila de trânsito

Numa notícia adiantada pelo ECO, o Governo está-se a preparar para aumentar o IUC (Imposto Único de Circulação) já a partir do próximo ano. Além do aumento de 4% já registado este ano, está a ser preparado mais um agravamento no Orçamento de Estado para 2024, que vai incidir nos modelos mais antigos, com matrícula anterior a 2007.

Segundo as informações disponíveis e avançadas pela referida publicação, este aumento destina-se a compensar o custo de 72,4 milhões de euros, derivado da redução de 30% do preço das portagens em seis autoestradas ex-SCUT (sem custo para o utilizador).

O desconto nas portagens da A22 Algarve, A23 IP e Beira Interior, A24 Interior Norte, A25 Beira Litoral e Beira Alta, A4 Trasmontana e Túnel do Marão, e A13 e A13-1 Pinhal Interior, foi aprovado no Conselho de Ministros da semana passada, dia 28 de setembro, e entrará em vigor a 1 de janeiro do próximo ano.

novas taxas de portagem
Nas famosas SCUT as Classes das portagens também se aplicam.

Durante o briefing, o ECO questionou o Executivo sobre de que forma a medida iria ser financiada e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, esclareceu que o Governo estava “a trabalhar nessa compensação”, confirmando que “ela existirá”.

“O objetivo principal é assegurar a neutralidade financeira e isso está garantido, mas, a seu tempo, a forma concreta de financiar a medida será conhecida”, rematou o governante.

Valores atuais do IUC

Por enquanto, os valores do IUC «antigo», ou seja, para veículos até junho de 2007, são muito mais reduzidos do que para os automóveis matriculados depois de julho do mesmo ano.

A NÃO PERDER: Preço das portagens vai descer 30% em seis autoestradas

Como exemplo, o ECO adianta que um carro antigo a gasolina, com uma cilindrada de 1400 cm3, paga (anualmente) entre 17 euros (com matrícula entre 1981 e 1989) e 60,64 euros (matrícula entre 1996 e junho de 2007).

No entanto, caso o mesmo automóvel tenha uma matrícula posterior a julho de 2007, o valor anual do IUC já fica acima dos 100 euros.

Fonte: ECO