Notícias Preço das portagens poderá variar de acordo com as emissões de cada veículo

Portagens

Preço das portagens poderá variar de acordo com as emissões de cada veículo

Preços das portagens variáveis em função das emissões de CO2 de cada veículos. É essa a recomendação da OCDE.

Portagens

Preços de portagens que variem em função das emissões de CO2 de cada veículo. É essa a proposta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), feita no âmbito da quarta Avaliação do Desempenho Ambiental de Portugal.

A NÃO PERDER: Coimas por falta de pagamento das portagens vão ter limite

Apresentada durante esta semana, esta recomendação prevê preços mais elevados nas portagens para os automóveis com emissões superiores, ao mesmo tempo que, em sentido oposto, iria beneficiar quem tem veículos menos poluentes.

Brisa preço portagens

No mesmo documento, a OCDE reforça também a importância de desenvolver zonas de baixas emissões nas cidades, com “normas rigorosas nas cidades que excedam os limites de qualidade do ar”, e de colmatar a diferença fiscal entre o gasóleo e gasolina.

A juntar a isso, a OCDE defende ainda que os subsídios aos combustíveis fósseis sejam gradualmente eliminados até 2030, ao mesmo tempo que diz ser necessário continuar a apoiar a aquisição de veículos com baixas emissões de carbono e acelerar a implementação de estações de carregamento de veículos elétricos.

Por fim, a OCDE reforça ainda a necessidade de transferir o investimento da construção de novas estradas e usá-lo para “a melhoria da rede ferroviária”.

Fonte: OCDE