Notícias Vai de férias para o Gerês? Para entrar nestas zonas terá de pagar portagem

Portagens

Vai de férias para o Gerês? Para entrar nestas zonas terá de pagar portagem

As portagens regressaram ao Parque Nacional da Peneda-Gerês durante o verão, de forma a limitar o acesso e angariar fundos para manutenção.

Cascata no Parque Nacional do Gerês
© Micael Rodrigues / Unsplash

Já está em funcionamento a portagem que permite o acesso a algumas zonas do Parque Nacional da Peneda Gerês, no norte do país. Nomeadamente na Portela do Homem, Mata de Albergaria, Bouça da Mó, Portela de Leonte e em Terras de Bouro. Ou seja, a área considerada o «coração» do Parque.

O pagamento de portagem no Gerês vai funcionar entre julho e setembro, das 11h às 18h, todos os dias, e têm uma taxa única diária de 1,50 euros. Não há classes complicadas de aferir nem sequer Via Verde, pois este é um valor unitário para qualquer veículo motorizado, seja carro ou moto.

O montante cobrado destina-se a angariar fundos, que serão utilizados na manutenção do estradão em terra batida (Bouça da Mó) paralelo à Geira Romana.

Hiking no Parque Nacional do Gerês
© Bruna Afonso – Unsplash

Além disso, o facto de existir uma portagem no Gerês, acaba também por mitigar o acesso de veículos motorizados que, nesta altura do ano, são em maior número.

A ideia partiu de um novo protocolo entre o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e a Adere Gerês (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês), que ficará encarregue da gestão das portagens.

O pagamento de taxas moderadoras no Parque Nacional da Peneda-Gerês já existe desde 2007, sendo geridas pelo ICNF, que tutela este Parque Nacional.

Tal como a nova portagem desde ano, as taxas moderadoras destinam-se a minimizar o acesso de automóveis à reserva natural do Gerês. Sendo que o objetivo é o de proteger a maioria dos ecossistemas desta área, bem como a sua fauna e flora.

Praias fluviais, cascatas e lagoas do Gerês

As praias fluviais do rio Homem, como as da Portelada e da Quinta do Padre Outeiro, não vão estar disponíveis este ano. Pela necessidade de armazenamento de água para um eventual (mas já previsto) período de seca, a albufeira artificial do Vale de Vilarinho da Furna está cheia, ocupando o espaço dessas áreas.

https://youtu.be/Sox4jzNF0pY

A alternativa será optar pelas cascatas e lagoas da zona de Albergaria, ainda que o seu acesso seja efetuado apenas a pé. O estacionamento de viaturas só é permitido na zona da Portela do Homem.

Fonte: O Minho

Sabe esta resposta?
Em 1988, qual destes modelos foi o carro mais rápido do mundo sobre o gelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo