Notícias Drifting Cup. FIA anuncia uma nova competição internacional de «drift»

Desporto Motorizado

Drifting Cup. FIA anuncia uma nova competição internacional de «drift»

Com o Intercontinental Drifting Cup, a FIA promete levar a cultura «drift» nascida no Japão aos entusiastas de todo o mundo. A primeira prova terá lugar em Tóquio.

Drift duelo

Para muitos aficionados do mundo automóvel, o «drift» é sem dúvida uma das manobras mais espetaculares. Uma manobra que nasceu nas montanhas japonesas na década de 70 mas que rapidamente se espalhou por todo o mundo.

Seja através do seu destaque no grande ecrã – quem se lembra da Velocidade Furiosa: Tokyo Drift? – ou através das acrobacias de pilotos como Chris Forsberg ou Ken Block, o «drift» acabou inclusivamente por despertar a atenção do grande público.

Ainda assim, à exceção da Formula Drift nos EUA e de algumas pequenas competições na Europa, tem tido pouca expressão a nível competitivo fora do Japão. Mas tudo isso vai mudar.

Durante a 5ª conferência FIA Sport, que decorreu ontem em Genebra, a FIA anunciou a criação de uma nova competição dedicada ao «drift». Chama-se FIA Intercontinental Drifting Cup e irá decorrer de 30 de setembro a 1 de outubro em Tóquio, no Japão (claro…).

 

Este é o início de uma categoria muito importante para a FIA. À medida que continuamos a fazer crescer o desporto motorizado em todo o mundo, o drift vai apelando aos mais jovens e tem já um grande núcleo de entusiastas, que vai crescer ainda mais.

Jean Todt, presidente da FIA.

As negociações duravam desde julho do ano passado, mas só agora o órgão máximo do desporto motorizado mundial conseguiu o apoio dos japoneses da SUNPROS, responsáveis pelo D1 Grand Prix no Japão. A FIA promete revelar mais detalhes sobre a competição em breve.