Notícias Formentor. O primeiro 100% CUPRA foi revelado, com e sem eletrões

Apresentação

Formentor. O primeiro 100% CUPRA foi revelado, com e sem eletrões

Está desvendado o CUPRA Formentor, o primeiro modelo exclusivo da marca, um crossover de elevadas prestações… com eletrões, e não só.

Cupra Formentor 2020
Foi há um ano que o vimos pela primeira vez, ainda como protótipo (mal disfarçado de modelo de produção). O CUPRA Formentor foi anunciado como o primeiro modelo exclusivo da ainda muito jovem marca espanhola, assumindo a forma de um crossover prático e versátil, mas com um cunho marcadamente desportivo.

A motorizá-lo estava uma motorização híbrida plug-in, e esta manteve-se no modelo de produção agora revelado. Trata-se da mesma unidade que já vimos no CUPRA Leon, no Volkswagen Golf GTE e veremos no já anunciado Skoda Octavia RS.

Ou seja, estamos a referirmo-nos a um 1.4 TSI de 150 cv ao qual se junta um motor elétrico de 116 cv — no total, o CUPRA Formentor híbrido plug-in debita 245 cv e 400 Nm de binário máximo. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 13 kWh, garantindo uma autonomia de à volta de 50 km.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

Cupra Formentor 2020

Não é, no entanto, a única motorização a que teremos acesso no novo Formentor. Subindo um patamar em performance surge um CUPRA Formentor de 310 cv e 400 Nm, mas exclusivamente a combustão, cortesia do ubíquo 2.0 TSI (EA888), que será a “derradeira expressão do ADN da marca CUPRA”.

Associada ao 2.0 TSI teremos também a tecnologia 4Drive, que é como quem diz, tração às quatro rodas — opções em tudo idênticas às já vistas na CUPRA Leon Sportstourer…

Ambas as motorizações virão equipadas exclusivamente com uma transmissão automática, a conhecida DSG (dupla embraiagem), agora com um seletor shift-by-wire, que prescinde de uma ligação mecânica entre este e a caixa de velocidades em si, recorrendo apenas a sinais eletrónicos — também há patilhas disponíveis por detrás do volante.

O quão rápidos são os CUPRA Formentor? Bem, ainda não sabemos, já que a marca não avançou com mais números. O que sabemos é que ambos terão um sistema de direção progressiva e suspensão adaptativa (DCC).

De onde vem o nome?
Formentor é o nome, de acordo com a CUPRA, do "mais bonito e selvagem cabo" da ilha de Maiorca, nas ilhas Baleares espanholas, de onde o carro "encapsula todos os atributos da localização".

O CUPRA Formentor… onde encaixa?

O CUPRA Formentor apresenta-se com 4,45 m de comprimento, 1,839 m de largura, 1,511 m de altura e uma distância entre eixos de 2,68 m. Não fica assim tão longe do existente CUPRA Ateca: 4,37 m de comprimento, 1,841 m de largura, 1,611 m de altura e 2,631 m para a distância entre eixos. Dado a proximidade física e técnica, não acabarão por “pisar os calos” um do outro no mercado? — qual a vossa opinião?

As dimensões do Formentor estão dentro do que esperamos de um C-SUV (assim como o Ateca, apesar da altura 10 cm superior), com a CUPRA a referir as excelentes cotas internas e a muito boa capacidade da bagageira de 450 l.

Cupra Formentor 2020

Destaque, por fora e de série, para as jantes são de 19″, assim como os travões da Brembo de… 18″. Por dentro, destaque para o interior… decalcado do CUPRA Leon, com destaque para o novo volante multifunções que integra o botão de arranque e também um botão para selecionar o modo CUPRA.

Ok… há pelo menos uma diferença: o ecrã do sistema de info-entretenimento (com Apple CarPlay “sem fios”) cresce de 10″ no Leon para as 12″ no Formentor.

Cupra Formentor 2020
VÊ TAMBÉM: 5 cilindros e 400 cv. Já conduzimos o novo Audi RS Q3

Quando chega?

O CUPRA Formentor tem previstas as primeiras entregas para o último trimestre de 2020. Informação relativa aos preços ainda não foram avançadas.

 

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tem o motor do Audi RS Q3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

5 cilindros e 400 cv. Já conduzimos o novo Audi RS Q3
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

5 cilindros e 400 cv. Já conduzimos o novo Audi RS Q3