Notícias Polícia de Toronto praticamente diz que mais vale deixar roubar o carro

Crime

Polícia de Toronto praticamente diz que mais vale deixar roubar o carro

A recomendação da polícia de Toronto é justificada por alguns roubos a carros envolverem assaltos violentos às casas onde estão as chaves dos veículos.

Detalhe de carro de polícia com inscrição "To Serve and Protect"
© Venrick Azcueta

Desde 2015, que a cidade de Toronto, Canadá, viu aumentar em 300% o número de roubos automóveis. Não é um problema só de Toronto: a Canadian Finance and Leasing Association (CFLA) diz que, em média, a cada seis minutos é roubado um carro no Canadá.

Os residentes exigem, naturalmente, respostas a este problema. Para mais, com a agravante de que têm sido registados assaltos violentos a casas só com o objetivo de roubar as chaves do veículo.

Em resposta, a Polícia de Toronto já efetuou várias recomendações, mas no mês passado, durante uma reunião sobre segurança comunitária, em Etobicoke — um dos bairros em Toronto —, um dos agentes fez uma declaração que está a dividir opiniões:

“Para prevenir a possibilidade de ser atacado na sua habitação, deixe as suas chaves do carro à porta, uma vez que os ladrões só vão assaltar a sua casa para roubar o seu carro. Eles não querem mais nada.”

Agente Marco Ricciardi, da Polícia de Toronto

Reações díspares

Previsivelmente, para muitos, a declaração do agente Marco Ricciardi não foi a resposta esperada. Para outros é uma resposta racional apoiada no facto de ser preferível perder o carro do que a vida — Ricciardi alertou que os ladrões já apanhados costumam ter armas de fogo com eles.

As reações a estas declarações não se fizeram esperar e não podiam ser mais díspares. Pelo menos uma pessoa levou muito a sério o conselho da Polícia, tendo deixado uma nota na janela do carro a informar os ladrões de que o carro está destrancado para evitar que a janela seja partida pela terceira vez: “Querido sr. ladrão, por favor não parta a janela do meu carro. A porta está destrancada. Tenha um bom dia.”

No outro extremo, há quem esteja a fazer de tudo para evitar ser assaltado. O The New York Times refere o exemplo de um residente de Toronto que instalou no seu Honda CR-V dois sistemas de alarme, um dispositivo de localização, quatro Airtags e bloqueios para cada uma das rodas e tranca no volante. Não se ficou por aí e instalou também um par de projetores luminosos associados a sensores de movimento no acesso da sua casa.

Roubos a automóveis em alta

Só em 2023, de acordo com os números da polícia canadiana, foram roubados na cidade de Toronto 12 710 veículos em comparação com 9785 em 2022. A nível nacional, foram reportados mais de 105 mil roubos automóveis em 2022.

Ler também: Este Ferrari foi alvo de um crime que demorou quase 29 anos a resolver

“Estou muito preocupado com o aumento da violência, ameaças e intimidação, em que todo o tipo de armas são utilizadas para roubar veículos. Para além disto, estou também preocupado com a capacidade do sistema judicial de lidar com crimes reincidentes.”

Myron Demkiw, chefe da polícia canadiana

Fonte: BlogTO

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzida a Volkswagen Sharan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan