Notícias São roubados quase 40 carros por dia em Portugal

Criminalidade

São roubados quase 40 carros por dia em Portugal

Um estudo da HelloSafe Portugal revela os números de automóveis roubados e assaltados em Portugal e quais as regiões mais e menos seguras.

Audi A5 com rodas roubadas assente sobre tijolos
Página de Facebook Autoroubo

Tem de ser um dos maiores receios dos automobilistas chegar ao lugar onde deixou o seu automóvel estacionado e constatar que este foi roubado ou assaltado — como tem acontecido nos últimos anos com o escalar do roubo de catalisadores.

Mas será Portugal um país onde o número de roubos e assaltos a automóveis são uma epidemia? E em que regiões do país se verificam mais roubos e assaltos?

A HelloSafe Portugal — uma plataforma que permite comparar produtos financeiros e seguros — recolheu os dados nos últimos 10 anos, registados pelos Instituto Nacional de Estatística, PorData e Eurostat, e apresentou-os num estudo para dar todas as respostas.

No final, o que o estudo da HelloSafe Portugal conseguiu fazer foi um retrato fidedigno e também preocupante acerca deste tipo de criminalidade no nosso país e da sua evolução na última década.

Os números da última década

O estudo revela que nos últimos 10 anos foram furtados (retirados aos seus proprietários sem recurso à violência) 113 633 veículos e roubados (subtraídos com recurso a violência e/ou ameaça) outros 17 839.

Fazendo as contas, significa que nos últimos 10 anos foram furtados/roubados 36 veículos por dia em Portugal, ou um a cada 40 minutos.

Estes valores colocam Portugal no 11.º lugar do ranking de países europeus mais afetados por este tipo de criminalidade como podem confirmar no gráfico que se segue:

Ranking Europeu roubo de carros
© HelloSafe Portugal Fonte: Eurostat.

As regiões mais e menos afetadas

Nos últimos 10 anos, cerca de 7 em cada 10 furtos de veículos (em que o carro desaparece) e em veículos (quando são roubadas peças ou bens presentes a bordo do automóvel) ocorridos em Portugal aconteceram no Porto, no Algarve ou em Lisboa.

Com uma taxa média de ataques a veículos de 580 por cada 100 mil habitantes, a região do Porto lidera de forma destacada esta lista, seguindo-se o Algarve com uma taxa de 451/100 mil habitantes e Lisboa com 439/100 mil habitantes.

No sentido inverso, as menores taxas de roubos e assaltos a veículos por 100 mil habitantes são registadas na Madeira, Douro e na região das Beiras e Serra da Estrela.

Note-se que estas taxas não refletem o número total de crimes, mas sim a sua proporção em relação à população que reside nestas regiões.

Em termos absolutos, a região de Lisboa foi onde se registaram mais furtos de veículos e em veículos na última década. Já a região onde ocorreram menos crimes deste género foi a Beira Baixa.

Ranking roubo automóveis Portugal
© HelloSafe Portugal Fonte: INE e HelloSafe Portugal.

Nota: A imagem de capa partilhada neste artigo foi publicada com o consentimento do proprietário do veículo, garantindo o anonimato do mesmo.

Fonte: HelloSafe Portugal

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzida a Volkswagen Sharan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim de uma era na Autoeuropa. Foi produzido o último Volkswagen Sharan