Notícias Próximo SUV da BMW M vai chamar-se «XM». Mas a Citroën teve de autorizar

Curiosidades

Próximo SUV da BMW M vai chamar-se «XM». Mas a Citroën teve de autorizar

Para poder usar a designação XM, a BMW precisou de contar com a autorização da Citroën. Um «acordo de cavalheiros» que inclui outras designações.

bmw XM teaser

A BMW M prepara-se para apresentar o seu primeiro SUV independente, o BMW XM, e vai batizá-lo assim com a ajuda da Citroën.

Sim, isso mesmo. Este modelo, cujas proporções avantajadas e o duplo rim imponente até já foram antecipadas num teaser, terá o mesmo nome da berlina que a marca francesa lançou na década de 1990 e que trouxe novidades como as suspensões de controlo eletrónico.

Não é que seja fácil confundir um SUV híbrido plug-in com uma potência a rondar os 700 cv (é isso que se espera que ofereça…) com uma berlina francesa com mais de 25 anos. Mas também não é comum encontrar dois modelos de marcas distintas, com o mesmo nome comercial.

A NÃO PERDER: Citroën XM Multimedia (1998). O carro que há mais de 20 anos já tinha (quase) tudo
Citroen XM

Mas é precisamente isso que vai acontecer neste caso e a «culpa» é da Citroën, que terá chegado a acordo com a BMW para a cedência do nome.

A confirmação deste acordo foi feita por uma fonte interna da Citroën à publicação Carscoops: “o uso do nome XM é o resultado de num diálogo construtivo entre a Citroën e a BMW, pelo que isto foi cuidadosamente considerado e discutido”.

A Citroën usar a sigla X? É possível, mas também teve de ser autorizado

Deste diálogo também saiu a «autorização» para que a fabricante francesa pudesse batizar o seu novo topo de gama, o Citroën C5 X, com um X no nome, a letra que a marca bávara usa para identificar todos os seus SUV.

Citroën C5 X

“Efetivamente isto é o resultado de um ‘acordo de cavalheiros’ que reflete a introdução de um novo modelo da Citroën que combina um X e um número, chamado C5 X, e o desenho da BMW em associar o nome X ao seu universo Motorsport, através da famosa assinatura M”, disse a referida fonte, citada pela Carscoops.

LEIAM TAMBÉM: As saudades que eu tenho do Citroën Saxo Cup

Citroën autoriza, mas não abdica da sigla

Como seria de esperar, apesar de ter permitido que a BMW usasse a designação XM num dos seus automóveis, a Citroën manteve a possibilidade de vir a usar este nome no futuro, ao mesmo tempo que protegeu a utilização de outras designações com a letra X.

“A Citroën vai manter o direito a usar o X em nomes como CX, AX, ZX, Xantia… e XM”, acrescentou.

Fonte: Carscoops

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën XM?