Notícias IMT emite novo alerta para esquema fraudulento com cartas de condução

Carta de Condução

IMT emite novo alerta para esquema fraudulento com cartas de condução

O IMT lança novo alerta a envolver cartas de condução: são cada vez mais os crimes fraudulentos relacionados com as redes sociais e SMS.

Carta de condução

À semelhança do comunicado feito no início deste ano, o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) volta a reforçar a possibilidade de fraudes relacionadas com a carta de condução.

carta de condução portuguesa
© Razão Automóvel

Esta entidade chama a atenção para a existência de esquemas fraudulentos, que se referem à promessa da obtenção da licença de condução a troco de uma quantia de dinheiro. Estes esquemas são realizados, normalmente, através de SMS ou das redes sociais.

O IMT não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado.

– Comunicado, IMT

O que devo fazer?

O IMT pede que caso sejam detetadas mensagens suspeitas que indiquem este tipo de esquemas, os comuniquem às autoridades de investigação criminal, para que possa haver um “apuramento de responsabilidade criminal.”

É importante reforçar também, conclui o IMT, “que o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei.”

Leia também: A partir de hoje já pode renovar automaticamente a carta de condução