Notícias Novo M1 a caminho? BMW Vision M NEXT revela o futuro da M

Apresentação

Novo M1 a caminho? BMW Vision M NEXT revela o futuro da M

A BMW revelou a sua visão para o que será o futuro da sua divisão M na forma de um novo superdesportivo híbrido plug-in, o Vision M NEXT.

bmw vision m next

O BMW Vision M NEXT não vos faz lembrar de nada? Se o M1 veio-vos à cabeça, não admira. A marca bávara tem sido inflexível aos pedidos de regresso ao M1, o primeiro e único carro que realmente podemos classificar de superdesportivo oriundo da BMW.

No entanto, olhando para o Vision M NEXT, um concept que procura demonstrar o que esperar da M no futuro, parece ser uma visão direta do que seria um M1 nos dias de hoje, sendo ainda mais convincente que o M1 Hommage apresentado em 2008.

O perfil em cunha está lá, o Hofmeister kink e a entrada de ar traseira são claramente M1, ainda que interpretados de forma distinta, e até é possível observar dois pequenos símbolos da BMW na traseira, tal e qual o original, mas desta vez integrados nas óticas.

VÊ TAMBÉM: BMW M1 AHG Studie. O mais raro dos M1 está à venda

Tem portas asas-de-gaivota, como o BMW Turbo, o concept de 1972 que antecipou o M1, e até as superfícies da carroçaria são planas — nada de flame surfacing por aqui —, tal e qual era a norma no final da década de 70 e início de 80.

Será o BMW Vision M NEXT algo mais que apenas um concept car? Sabemos que um novo BMW i8 vem a caminho… e um dos outros concept Vision da BMW, o Vision iNEXT, dará origem a um modelo de produção no início da próxima década. Por isso, quem sabe?

Especulações à parte, afinal o que podemos esperar da M no futuro?

Incontornavelmente, eletrificação. O BMW Vision M NEXT é um híbrido plug-in, casando um motor de combustão interna com um… dois motores elétricos, um por eixo. O motor de combustão interna assume uma posição central traseira, tal e qual o M1, tratando-se de um quatro cilindros turbo, mas do qual não foi anunciado mais nada.

A BMW anuncia uma potência máxima de 600 cv — como comparação, o i8 debita 374 cv —, e de acordo com a marca, a configuração mecânica permite optar entre um elétrico AWD (quatro rodas motrizes), e um puro RWD (tração traseira), oferecendo o melhor de dois mundos.

Apesar de ser um concept car, a BMW anuncia que o Vision M NEXT é capaz de atingir os 300 km/h, alcança os 100 km/h em 3s, e ainda consegue uma autonomia elétrica de 100 km, mais que suficiente para as necessidades do dia-a-dia, tornando-o compatível com as cada vez mais certas áreas zero emissões nos principais centros urbanos.

É de esperar que esta combinação de hidrocarbonetos e eletrões acabe por se tornar no padrão para os futuros modelos saídos da M.

VÊ TAMBÉM: Mercedes disse adeus aos motores V12. E a BMW?

Condução autónoma? Nem vê-la

Refrescantemente, nada é referido relativamente a condução autónoma — o BMW Vision M NEXT é para ser conduzido. A marca bávara apresentou dois conceitos, EASE e BOOST. O primeiro refere-se às experiências durante a viagem com o veículo a assumir o controlo, algo que a marca explorou no Vision iNEXT.

 

O conceito BOOST é o oposto. O foco é a condução e o condutor, a ultimate active driving experience, ou a derradeira experiência de condução ativa. Algo que é visível também no design do interior, a tender para o minimalismo, onde o condutor é brindado com um volante de aspeto bastante futurista, e à sua frente reside o que a marca chama de BOOST Pod.

Essecialmente concentra todos os controlos e informações em três planos visuais na linha de visão direta do condutor. Num primeiro plano temos o volante em si, que integra dois pequenos ecrãs, seguido do Curved Glass Display, que se prolonga à frente do volante como se tratasse de um visor, e por fim, um Head-Up Display com Realidade Aumentada.

A informação disponibilizada adapta-se à velocidade com que circulamos — quanto mais depressa, mais ênfase é dada à informação relativa à condução, até reposicionando-se para melhor a vermos.

O BMW Vision M NEXT foi apresentado no evento #NEXTGen em Munique, e fica apenas por responder se ficar-se-á apenas como concept, ou se o chegaremos a ver na rua.

BMW Vision M NEXT
iNEXT e M NEXT lado a lado. O primeiro chegará em 2021 como modelo de produção. Mesmo destino para o M NEXT?

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o BMW X2 M35i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X2 M35i. Este é o primeiro quatro cilindros da M Performance