Notícias Finalmente! BMW i8 Roadster revelado.

Salão de Los Angeles 2017

Finalmente! BMW i8 Roadster revelado.

O BMW i8 Roadster marca também uma série de revisões ao i8 Coupe, destacando-se o reforço dos argumentos elétricos do "desportivo do futuro".

BMW i8 Roadster

O Salão de Los Angeles foi o palco escolhido pela BMW para revelar um i8 revisto. Mas não se ficou por aí, já que o desportivo do futuro — nas palavras da marca alemã —, ganha, finalmente, variante aberta, o i8 Roadster só demorou três anos…

O BMW i8 Roadster destaca-se, naturalmente, pela ausência de um teto rígido, substituído por uma capota de lona. Esta pode ser aberta, automaticamente, em apenas 15 segundos até velocidades de 50 km/h. Também prescinde dos ridículos lugares traseiros do Coupe, com o espaço liberto a servir agora para arrumar a capota como também permitiu ganhar quase 100 litros para arrumos.

Diferencia-se também por apresentar portas sem molduras — que continuam a abrir da mesma forma que no Coupe —, e adiciona material de isolamento acústico para maior conforto quando se conduz de cabelos ao vento. Traz igualmente um conjunto de jantes de 20″ exclusivo (as mais leves da gama), e para não nos esquecermos de que se trata da versão aberta, a nomenclatura Roadster surge em vários pontos do exterior e interior.

A perca do teto rígido significou um aumento de 60 kg relativamente ao Coupé, o que não é significativo. Tal só é possível graças à elevada rigidez da célula central em fibra de carbono.

Mais potência, mais quilómetros zero emissões

A chegada do BMW i8 Roadster é brindada com uma atualização do grupo motriz, que também se estende ao i8 Coupe. O três cilindros em linha a gasolina de 1.5 litros turbo, mantém os valores de potência e binário — cerca de 231 cv e 320 Nm —, mas ganha um filtro de partículas, com o aumento de potência a vir exclusivamente da componente elétrica.

BMW i8 Roadster e i8 Coupe

O motor elétrico vê a sua potência subir dos 131 para os 143 cv e adiciona 250 Nm. Quando combinados, motor térmico e elétrico são capazes de oferecer cerca de 374 cv — mais 12 cv que o anterior. Para chegar aos 100 km/h o Roadster necessita de 4,6 segundos. O Coupe é mais rápido, conseguindo a mesma medição em apenas 4,4 segundos. Em ambos, a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h.

Além do motor elétrico mais potente, também as baterias têm mais capacidade: a tensão subiu de 20 para 34 Ah, e a capacidade de energia de 7,1 kWh para 11,6 kWh. A mobilidade elétrica sai reforçada, permitindo atingir 105 km/h (antes 70 km/h). Mas se accionarmos o modo eDrive, a velocidade máxima em modo elétrico sobe até aos 120.

Também a autonomia sobe de 37 km para os 53 e 55 km (Roadster e Coupe, respetivamente) — valores conseguidos sob o permissivo ciclo NEDC.

Novos tons

E-Copper (cobre) e Donington Grey (cinzento) são os nomes das duas novas cores disponíveis, e também o interior recebe novas combinações cromáticas, como por exemplo Ivory White/Black em exclusivo para o i8 Roadster.

Entre os equipamentos disponíveis temos a BMW Display Key, o sistema de navegação Professional e os serviços Connected Drive. Entre os opcionais é possível ter um Head-up display ou óticas dianteiras laser.

Os novos BMW i8 Coupe e i8 Roadster têm estreia marcada em território português apenas para o ano, no mês de maio.

Sabe esta resposta?
Como se chama a versão mais desportiva do BMW i3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW vai invadir Salão de Frankfurt: i3s é a novidade mais recente