Notícias BMW Vision iNext. Uma plataforma para os reinar a todos

Salão de Los Angeles 2018

BMW Vision iNext. Uma plataforma para os reinar a todos

O BMW iNext não era uma novidade absoluta em Los Angeles, mas por baixo da sua controversa carroçaria esconde-se um dos pilares do futuro da BMW.

BMW Vision iNext

BMW Vision iNext não é um estranho nas páginas da Razão Automóvel. O protótipo é um concentrado tecnológico que antevê os futuros desenvolvimentos da marca em condução autónoma, mobilidade elétrica e conectividade, e dele derivará um modelo de produção em 2021.

A sua apresentação pública em Los Angeles, permitiu-nos descobrir também que o seu papel no futuro da BMW será ainda mais fulcral.

Fundações à prova de futuro

Caberá à versão de produção do Vision iNext estrear uma nova plataforma que será a fundação de todos os modelos da marca do Série 3 para cima, evoluída a partir da CLAR (Cluster Architecture), que já serve de base à praticamente todos os BMW de tração traseira e/ou integral.

RELACIONADO: Apenas 39 g/km para o BMW 330e, o novo híbrido plug-in do Série 3
BMW Vision iNext

A vantagem desta nova iteração será a sua flexibilidade, desenhada para integrar diferentes tipos de propulsão: combustão interna e semi-híbrido, híbrido plug-in e 100% elétrico (baterias).

Ficam salvaguardadas todas as hipóteses, independentemente do que o futuro reserva, seja na velocidade da adoção dos elétricos, ou na necessidade de prolongar a existência dos motores de combustão interna.

FAAR
Além da CLAR, também a FAAR, substituta da atual UKL, a arquitetura base para a sua gama de modelos de tração dianteira, incorporará a mesma flexibilidade na adoção de qualquer tipo de motorização.

No caso do Vision iNext, que se assume como 100% elétrico, na versão standard o motor ficará posicionado no eixo traseiro, com a possibilidade de uma variante com tração integral, adicionando um motor elétrico ao eixo dianteiro.

5ª geração

Esta flexibilidade é possível graças ao desenvolvimento de o que a BMW define como 5ª geração do seu módulo de eletrificação, que compreende desde um sistema elétrico de 48 V complementando o motor de combustão interna, a conjuntos de baterias de capacidades distintas, aos motores elétricos em si.

De acordo com dados da BMW, a 5ª geração do módulo de eletrificação permitirá que os seus híbridos plug-in tenham até 100 km de autonomia em modo elétrico, e os puros elétricos tenham até 700 km de autonomia, valores já tendo em conta o WLTP.

Condução autónoma

Além da flexibilidade motriz, a nova plataforma também incorporará a mais recente tecnologia para veículos autónomos da BMW.

O Vision iNext será lançado com nível 3, que permitirá condução semi-autónoma em autoestrada até 130 km/h, mas o objetivo é o de oferecer nível 5 (veículo totalmente autónomo) — testes com carros piloto para o nível 4 e 5 deverão acontecer no início da próxima década.

Design

No Vision iNext reside, assim, as fundações do futuro da BMW, mas não se fica por aí, já que a estética apresentada deverá também servir de ponto de partida para os BMW da próxima década, residindo aqui o ponto de maior discussão.

Tudo aponta para que grande parte do que vemos encontrará lugar no modelo de produção — modelação das superfícies ou as janelas de grandes dimensões —, mas o que tem causado mais celeuma é a interpretação do incontornável duplo rim da marca, de grandes dimensões e com os rins unidos num elemento só… No interior, as superfícies táteis, que aparecem apenas quando necessárias, poderão também encontrar lugar no modelo de produção.

RELACIONADO: Está confirmado! BMW i4 será um rival direto do Tesla Model S

O futuro BMW iX3, a versão 100% elétrica do SUV, a surgir um ano antes do Vision iNext, apesar de manter a plataforma atual, estreará já alguns dos elementos da 5ª geração do módulo de eletrificação.

 

Sabe esta resposta?
Qual o motor de combustão interna do BMW i8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Finalmente! BMW i8 Roadster revelado.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Finalmente! BMW i8 Roadster revelado.