Notícias BMW M4 CSL, és tu? Vem aí um M4 mais leve e mais potente

Fotos-espia

BMW M4 CSL, és tu? Vem aí um M4 mais leve e mais potente

A BMW prepara-se para recuperar a sigla CSL e aplicá-la ao novo M4. Será este o radical BMW M4 CSL? Tudo indica que sim…

BMW M4 CSL fotos-espia
© Razão Automóvel

O BMW M4 Competition (G82) acaba de fazer a sua estreia comercial em Portugal, mas a marca de Munique já está a preparar uma versão ainda mais radical do seu coupé, que pode muito bem funcionar como uma espécie de despedida aos M4 com motor puramente a combustão.

Tivemos acesso (em exclusivo nacional) às primeiras fotos-espia desta variante do novo M4 e apesar de não ser possível afirmar em absoluto de que versão se trata, não parecem existir dúvidas quanto à essência desta proposta.

Esta será a versão mais radical da gama do novo BMW M4 e quando for apresentada, terá um kit de carroçaria mais agressivo, será mais leve e terá, muito provavelmente, ainda mais potência a “sair” do bloco de seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros que habita debaixo do capô.

A NÃO PERDER: A FUNDO. Foi assim que ficou o BMW M4 usado por Kubica no Nürburgring
Fotos-espia BMW M4 CS/CSL
Suspensão rebaixada, saídas de escape maiores e um spoiler traseiro mais pronunciado. Estas são algumas das diferenças deste protótipo de teste para os BMW M4 de produção. © Razão Automóvel

O protótipo “apanhado” nestas fotos-espia exibe uma camuflagem densa — combinada com o tom Frozen Portimao Blue — que não nos permite detetar grandes diferenças para o M4 Competition atual, mas quando olhamos com mais atenção percebemos que conta com uma gaiola de segurança no interior, o que só reforça a ideia de que esta serão uma versão “apimentada” do coupé germânico.

É igualmente notória uma suspensão ligeiramente rebaixada, um spoiler fixo na tampa da bagageira, saídas de escape de maiores dimensões e umas novas jantes que nos remetem de imediato para as jantes que equipavam os antigos BMW M4 GTS e BMW M4 CS.

Fotos-espia BMW M4 CS/CSL
Difusor inferior do para-choques dianteiro é mais pronunciado e tem novos apêndices aerodinâmicos nas extremidades. © Razão Automóvel

A somar a tudo isto, este protótipo conta com um para-choques dianteiro ligeiramente modificado por comparação com os M3 e M4 que já conhecemos, com o difusor inferior a terminar com uns flaps verticais nas extremidades, para um comportamento aerodinâmico mais eficaz.

Fotos-espia BMW M4 CS/CSL
A gaiola de segurança no interior reforça a ideia de que esta é uma versão ainda mais radical do BMW M4. © Razão Automóvel
A NÃO PERDER: É assim que soa o escape M Performance dos novos BMW M3 e M4

BMW M4 CSL, és tu?

Desde 2004 — com o M3 (E46) CSL Coupé — que a BMW não tem um modelo com a assinatura CSL (Coupe Sport Leichtbau) no seu alinhamento, ainda que em 2015 tenha adotado uma abordagem em tudo semelhante para o BMW M4 GTS.

Mas agora, tudo indica que a marca de Munique prepara-se para recuperar a sigla CSL e aplicá-la ao novo BMW M4, numa série bastante limitada — do M3 CSL Coupé apenas foram produzidas 1400 unidades.

Fotos-espia BMW M4 CS/CSL
Jantes remetem-nos para as usadas nos BMW M4 GTS e M4 CS. Será um sinal? © Razão Automóvel
VEJAM TAMBÉM: Pagaram 168 mil euros por um BMW M5 E39. Loucura ou nem por isso?

A publicação especializada Bimmerpost não só não tem qualquer dúvida de que este é o protótipo de desenvolvimento do novo M4 CSL, como até já adianta uma data para o início da produção: julho de 2022, o que deixa adivinhar uma apresentação oficial ou no final deste ano ou no início do próximo.

Mal podemos esperar por este M4 CSL, mas enquanto ele não chega, podem sempre ver ou rever o ensaio (em vídeo) do Diogo Teixeira ao M4 mais potente da atualidade, o BMW M4 Competition com 510 cv.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do M5 CS, o BMW mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o novo BMW M5 CS. O mais potente BMW de sempre