Notícias BMW “junta-se à festa”. Regresso a Le Mans na categoria LMDh em 2023

Desporto automóvel

BMW “junta-se à festa”. Regresso a Le Mans na categoria LMDh em 2023

O elenco de marcas que decidiram regressar às provas de resistência não para de crescer. Agora a BMW confirmou que em 2023 vai entrar na categoria LMDh.

BMW V12 LMR

Longe vão os tempos em que pouco mais do que uma ou duas marcas estavam envolvidas na categoria rainha das provas de resistência. A chegada dos LMH e LMDh trouxe de volta vários construtores, sendo o mais recente a BMW.

Vencedora das 24 Horas de Le Mans em 1999 com o V12 LMR, neste regresso a marca bávara vai enfrentar a Toyota e a Alpine, que já por lá andam e as também regressadas Peugeot (regressa em 2022) Audi, Ferrari e Porsche (todas elas com regresso marcado para 2023).

O anúncio começou por ser feito através de uma publicação de Markus Flasch, diretor executivo da BMW M, no Instagram, na qual este afirmava que a marca ia regressar às 24 Horas de Daytona em 2023.

A NÃO PERDER: WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans

IMSA, WEC ou os dois?

Após essa publicação, o diretor executivo da BMW M confirmou de forma mais oficial o regresso da marca alemã às provas de resistência, afirmando: “Ao entrar na categoria LMDh, a BMW M Motorsport cumpre os pré-requisitos para tentar a vitória à geral nas provas de resistência mais icónicas do mundo a partir de 2023”.

Ao projetar um carro da categoria LMDh, a BMW vai poder concorrer não só no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) como no norte-americano IMSA Championship. Entre os LMDh, a BMW terá a concorrência de marcas como a Porsche, Audi e Acura. Já no WEC, terá ainda a companhia dos carros da classe LMH (Le Mans Hypercar) na qual marcam presença a Toyota, Alpine, Peugeot e Ferrari.

 

Para já a BMW não revelou se vai correr tanto no WEC como no IMSA Championship (terá um carro que lhe permitirá fazê-lo) nem se vai vender o seu carro a equipas privadas.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece