Notícias A BMW revelou os primeiros dados do iX3. A novidade? Tração traseira

Antevisão

A BMW revelou os primeiros dados do iX3. A novidade? Tração traseira

O iX3 só chega em 2020, no entanto, a BMW já revelou alguns dados acerca do seu primeiro SUV elétrico. Para começar, vai ter tração traseira.

BMW ix3

Depois de há umas semanas ter revelado os primeiros números do i4, a BMW decidiu agora dar a conhecer os primeiros números do seu primeiro SUV elétrico, o iX3.

Revelado sob a forma de protótipo no Salão de Pequim em 2018, o iX3 tem chegada prevista para o próximo ano e, a julgar pelo protótipo apresentado e pelos renders revelados pela BMW, tudo indica que vá manter um estilo mais conservador.

Ou seja, sendo derivado do X3, é muito provável que passe por nós na rua, sem darmos conta de que seja a versão inédita e 100% elétrica do SUV alemão. Parece que as linhas futuristas ficaram circunscritas aos i3 e i8.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
BMW iX3
A BMW afirma que o método de produção do motor elétrico do iX3 permite abdicar do recurso a matérias primas raras.

Os números do BMW iX3

Com mais certezas para lá do seu aspeto, são algumas das suas características técnicas divulgadas. Para começar, a BMW revelou que o motor elétrico ao qual o iX3 vai recorrer deverá debitar cerca de 286 cv (210 kW) e 400 Nm (valores preliminares).

O mais interessante é que este, ao estar localizado sobre o eixo traseiro, vai apenas enviar potência às rodas traseiras, uma opção que a BMW justifica não só com o facto de isto permitir uma maior eficiência (e, por conseguinte uma maior autonomia) como de permitir tirar proveito da larga experiência da marca em modelos com tração traseira.

Outro aspeto a destacar reside na integração do motor elétrico, na transmissão e na eletrónica correspondente numa única unidade, resultando em uma instalação mais compacta e mais leve. Esta 5ª geração da tecnologia BMW eDrive consegue, assim, melhorar a relação peso-potência de todo o sistema em 30% relativamente à geração precedente.

VÊ TAMBÉM: Silêncio. Já conduzimos o Mercedes-Benz EQC
BMW iNext, BMW iX3 e BMW i4
O futuro elétrico próximo da BMW: iNEXT, iX3 e i4

Já no que diz respeito às baterias, estas contam com uma capacidade de 74 kWh e, segundo a BMW, vão permitir percorrer mais de 440 km entre carregamentos (ciclo WLTP). A marca bávara aponta ainda que o consumo energético deverá ser inferior a 20 kWh/100km.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW Z4 sDrive20i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?