Notícias Como apagar um incêndio num BMW i8? Deixando-o de molho

Insólito

Como apagar um incêndio num BMW i8? Deixando-o de molho

Pode parecer mentira, mas a melhor forma de apagar um incêndio num carro elétrico é com água, muita água. Exemplo disso é este BMW i8 que esteve "de molho" 24 horas.

BMW i8 incêndio

Desde pequenos que fomos sendo ensinados de que um incêndio de origem elétrica deve ser combatido com tudo menos água. No entanto, à medida que vão havendo mais carros elétricos e vão surgindo relatos de incêndios, temos visto que escolha dos bombeiros para o combater é mesmo a… água. Reparem no exemplo deste BMW i8.

O caso em questão aconteceu na Holanda quando um BMW i8, um híbrido plug-in, começou a fumegar num stand ameaçando incendiar-se. Quando chegaram ao local, devido aos muitos elementos químicos (e extremamente inflamáveis) que constituem a bateria, os bombeiros decidiram que para apagar o incêndio era preciso recorrer a medidas “criativas”.

A solução encontrada foi mergulhar o BMW i8 num contentor cheio de água durante 24 horas. Isto foi feito para que a bateria e os seus diversos componentes arrefecessem evitando assim possíveis reacendimentos que começam a ser típicos em veículos elétricos.

VÊ TAMBÉM: Tesla enfrenta processo após acidente fatal na Florida
BMW i8 incêndio
Para além de ser difícil apagar as chamas num incêndio que envolva um carro elétrico, os bombeiros têm ainda de usar proteção que impeça a inalação de gases libertados pela queima dos componentes químicos das baterias.

Como apagar um incêndio num elétrico? A Tesla explica

Pode parecer loucura tentar apagar um incêndio de origem elétrica com água, principalmente se tivermos em conta que esta é um ótimo condutor de eletricidade. No entanto, ao que parece este procedimento é o correto, tendo até a Tesla elaborado um manual onde indica a água como a melhor forma de combater um incêndio que afete a bateria de alta tensão.

Segundo a marca norte-americana: “Se a bateria incendiar, for exposta a temperaturas elevadas ou estiver a produzir calor ou gases, arrefeça-a utilizando grandes quantidades de água”. De acordo com a Tesla, a extinção completa do incêndio e o arrefecimento da bateria pode exigir o uso de até 3000 galões de água (cerca de 11 356 litros!).

BMW i8 incêndio
Esta foi a solução encontrada pelos bombeiros holandeses: deixar o BMW i8 “de molho” durante 24 horas.

A Tesla é de tal forma defensora do uso de água no combate a um possível incêndio nos seus modelos que refere que o uso de outro tipo de meios só deve ser usado até que esteja disponível água. A marca avisa ainda que a extinção completa de um incêndio pode demorar até 24 horas, aconselhando que se deixe o carro “de quarentena”.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é o binário do Smart EQ fortwo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Smart EQ fortwo nightsky edition: um vislumbre do futuro?