Notícias BMW iX. SUV elétrico chega a Portugal em novembro e já tem preços

Preços

BMW iX. SUV elétrico chega a Portugal em novembro e já tem preços

Novo SUV topo de gama elétrico da BMW chega a Portugal em novembro e promete até 630 km de autonomia na versão iX xDrive50.

BMW iX

Apresentado há cerca de 7 meses ainda como um protótipo (mas muito próximo da versão final), o iX, o novo SUV topo de gama elétrico da BMW, está finalmente pronto a ser produzido e tem chegada prevista ao mercado para o próximo mês de novembro.

Mas enquanto isso não acontece, a marca de Munique vai desvendando quase todos os seus segredos, entre eles as motorizações que vão formar a oferta deste SUV — ou SAV (Sports Activity Vehicle), na designação da BMW — 100% movido a eletrões.

Na fase de lançamento, em novembro, estarão disponíveis apenas duas versões: BMW iX xDrive40 e BMW iX xDrive50.

A NÃO PERDER: BMW i4. Tudo sobre o novo rival do Tesla Model 3
BMW iX

Comum a estas duas variantes é o facto de ambas contarem com dois motores elétricos — um por eixo — e quatro rodas motrizes, tal como a designação “xDrive” sugere.

Na versão xDrive40, o BMW iX apresenta-se com uma potência máxima de 326 cv (240 kW) e um binário máximo de 630 Nm. A autonomia máxima está fixada nos 425 km, graças a uma bateria de 71 kWh. A marca de Munique reivindica consumos médios entre os 19,4 e os 22,5 kWh/100 km, de acordo com a norma WLTP.

Descubra o seu próximo carro:

Já o mais potente xDrive50 “oferece” 523 cv (385 kW) e 765 Nm. E uma vez que conta com uma bateria com 105,2 kWh de capacidade, promete até 630 km com uma só carga. Quanto aos consumos, a BMW anuncia médias entre os 19,8 e os 23 kWh/100 km (WLTP).

LEIAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo BMW iX3 em Portugal. O primeiro SUV 100% elétrico da BMW (vídeo)
BMW iX
Dianteira é dominada por uma enorme grelha “duplo-rim”, ainda que fechada.

Também no capítulo das prestações existem diferenças. Se o iX xDrive40 precisa de 6,1s para cumprir o habitual exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h, o iX xDrive50 “despacha-o” em apenas 4,6s.

Ambas as versões se apresentam com uma velocidade máxima eletronicamente limitada aos 200 km/h.

Versão “M” com mais de 600 cv a caminho

Já se vinha a falar há vários dias, mas só agora está confirmado: o iX vai ter uma versão com a “chancela BMW M” com mais de 600 cv (440 kW) de potência.

RELACIONADO: BMW i4 M Performance. Elétrico terá “voz” criada por Hans Zimmer
BMW iX
Jantes de 20” farão parte do equipamento de série.

A marca de Munique não revelou mais detalhes sobre esta variante mais desportiva do seu novo SUV elétrico, limitando-se apenas a adiantar a potência e a confirmar que não estará disponível logo na fase de lançamento — chega mais tarde.

Contudo, é de esperar que mantenha a mesma configuração de tração integral e que seja (ainda) mais rápida a cumprir os 0-100 km/h que o iX xDrive50.

E os carregamentos?

A BMW anuncia potências de carga DC até 150 kW para o iX xDrive40 e de até 200 kW para o iX xDrive50. De acordo com a marca germânica, estes números permitem que a capacidade da bateria vá dos 10 aos 80% em apenas 35 minutos no caso do iX xDrive50 e em 31 minutos no iX xDrive40 (resultado da menor capacidade da bateria).

A NÃO PERDER: BMW X7 40d. O que vale o maior BMW de SEMPRE?
BMW iX

Comum a ambos os modelos é o sistema de recuperação de energia que permite escolher a intensidade de atuação do sistema, que se divide em três níveis: Alta, Média e Baixa. A somar a isto, será ainda possível optar entre três modos de condução distintos: Personal, Sport e Efficient.

Habitáculo revolucionário

Olhando para o interior deste iX, o maior destaque tem de ir para o BMW Curved Display que conta com dois ecrãs, um de 12,3” e outro com 14,9” que se estende ao longo de grande parte do tabliê. A mais recente geração do sistema iDrive, a oitava, estará presente, tal como no BMW i4.

O iX será o primeiro modelo de produção da BMW a equipar um volante de formato… hexagonal. A marca alemã confessa que se inspirou no mundo da competição para o criar e garante que ajuda a uma melhor visibilidade para o painel de instrumentos do veículo.

Com uma inspiração minimalista e com um desenho simples, o interior do iX também confirma que as responsabilidades ambientais deste SUV elétrico não se esgotam no grupo propulsor. São vários os materiais reciclados que “dão vida” ao interior, entre eles os tapetes feitos a partir de redes de pesca recuperadas do mar e os estofos em couro curtido com extrato de folhas de oliveira.

LEIAM TAMBÉM: Tecnologia portuguesa na mão de mais de 1 milhão de condutores BMW

E o preço?

No configurador da BMW em Portugal já é possível criar o iX ao nosso gosto e, mais importante ainda, ficar a saber quanto vai custar no nosso país.

A versão iX xDrive40 tem preços a começar nos 89 150 euros, ao passo que a iX xDrive50 arranca nos 107 000 euros.

Descubra o seu próximo carro

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece