Notícias BMW iX dá a conhecer as suas duas primeiras versões

Apresentação

BMW iX dá a conhecer as suas duas primeiras versões

O BMW iX, o SUV elétrico topo de gama da marca, chega ao mercado antes do final deste ano e terá duas versões distintas na fase de lançamento.

BMW iX

Apresentado há cerca de quatro meses, o iX, o novo SUV topo de gama elétrico da BMW, está na fase final do seu desenvolvimento e tem chegada prevista ao mercado antes do final deste ano.

Mas enquanto isso não acontece, a marca de Munique vai desvendando — aos poucos — alguns dos seus segredos. Dessa forma, acabaram de ser divulgados os primeiros detalhes sobre as duas versões que estarão disponíveis no lançamento: BMW iX xDrive40 e BMW iX xDrive50.

Na variante xDrive40, o BMW iX vai desenvolver uma potência em torno dos 240 kW, à volta dos 325 cv, proveniente de dois motores elétricos, um por eixo. Estamos, por isso, perante uma proposta de tração total, tal como a designação “xDrive” já tinha sugerido.

VEJA TAMBÉM: BMW i4. As primeiras imagens oficiais do novo elétrico da marca
Bmw iX
Chegada ao mercado vai acontecer ainda este ano.

Nesta configuração, o SUV elétrico da fabricante da Baviera será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e contará com uma autonomia a rondar os 400 quilómetros, graças a uma bateria de 70 kWh.

É capaz de suportar carregamentos de até 150 kW, pelo que é possível recuperar 90 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Bmw iX
Designação iX — sem número a acompanhar — representa o seu posicionamento no topo da oferta elétrica da BMW, servindo de “montra” para a capacidade tecnológica da marca.

Versão mais potente “entrega” 500 cv

Na versão mais potente da gama — pelo menos até agora —, a xDrive50, o BMW iX continua a contar com um motor elétrico por eixo (e tração total), mas vê a potência máxima subir para os 370 kW, o equivalente a pouco mais de 500 cv.

Graças a este boost será capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos, mas tal como acontece com a versão xDrive40, tem a velocidade máxima limitada eletronicamente aos 200 km/h.

Bmw iX
O BMW iX xDrive50 anuncia uma autonomia superior a 600 km (em ciclo WLTP).

Graças a uma bateria de 100 kWh e a uma eficiência capaz de permitir — de acordo com a BMW — consumos inferiores a 21 kWh por cada 100 km percorridos, o iX xDrive50 anuncia uma autonomia superior a 600 km (em ciclo WLTP) e suporta carregamentos de até 200 kW, fazendo com que seja possível “ganhar” 120 km de autonomia em apenas 10 minutos de carga.

Em qualquer das versões, e tal como já acontece no BMW iX3, os motores são síncronos, sendo que a impulsão do rotores é induzida por alimentação de energia elétrica e não por ímans permanentes fixos, o que permite evitar o uso de metais raros nos componentes magnéticos. Veja ou reveja o ensaio do Guilherme Costa ao iX3, o primeiro SUV totalmente elétrico da BMW:

Interior com materiais reciclados

As responsabilidades ambientais do BMW iX não se esgotam no grupo propulsor que o “anima” e também se fazem sentir no habitáculo, onde encontramos materiais reciclados. Exemplo disso são os tapetes feitos a partir de redes de pesca recuperadas do mar e os estofos em couro curtido com extrato de folhas de oliveira.

“Criado para proporcionar qualidade de vida e bem-estar ao condutor e passageiros”, o interior do iX apresenta um desenho claro e minimalista, mas oferece as mais recentes tecnologias da marca germânica, entre eles o renovado sistema iDrive, que também será usado pelo BMW i4.

Dois ecrãs de 12,3” e 14,9″ formam uma painel de dimensões generosas e reunem os comandos deste iX, que será o primeiro modelo de produção da BMW a equipar um volante de formato… hexagonal. A marca alemã confessa que se inspirou no mundo da competição para o criar e garante que ajuda a uma melhor visibilidade para o painel de instrumentos do veículo.

Bmw iX
Por fora, o iX mostra o experimentar de novas soluções estéticas por parte da BMW.

Quanto vai custar?

Os preços para o mercado português ainda não são conhecidos, mas a BMW já divulgou o valor de entrada do iX em território alemão: 77 300 EUR para a versão xDrive40.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia elétrica anunciada do BMW iX3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Oficial. Este é o iX3, o primeiro SUV elétrico da BMW
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Oficial. Este é o iX3, o primeiro SUV elétrico da BMW