Notícias Ano novo aumentos novos. Preço das portagens vai subir em 2024

Portagens

Ano novo aumentos novos. Preço das portagens vai subir em 2024

O aumento das portagens em Portugal em 2024 vai acompanhar a taxa de inflação homóloga registada em outubro deste ano.

Portagens

Como é habitual, o aproximar de um novo ano é acompanhado pelo anúncio de aumento de preços e este ano não será exceção — com crise política ou não… Prevê-se, assim, que as portagens aumentem cerca de 2,04% no início de 2024.

Um valor que reflete os 1,94% de taxa de inflação homóloga do Índice de Preços do Consumidor (IPC) do mês de outubro (exclui a habitação no continente) anunciados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE); mais os 0,1% correspondentes ao acordo de compensação estabelecido com as concessionárias no final de 2022.

Brisa portagens

Recorde-se que o acordo de compensação, estabelecido pelo Governo em 2022, serviu para atenuar o aumento de 10% que estava previsto pelas concessionárias para 2023, reduzindo-o para apenas 4,9%. Compensando, porém, nos quatro anos seguintes, o acrescento de 0,1%, ao valor apurado em outubro.

No entanto, o valor final do aumento só será anunciado e «fechado» depois de 15 de novembro — na próxima quarta-feira. Esta é a data limite para as concessionárias entregarem as suas propostas de aumento. Depois de submetida a proposta, o Estado irá ter 30 dias para anunciar o valor final da atualização.

Nem tudo são aumentos

Sabe-se ainda, de acordo com o divulgado pelo Governo, que a partir de janeiro de 2024 algumas autoestradas irão sofrer uma redução de 30% no preço das portagens face aos preços atuais.

Desta forma, serão seis as vias abrangidas por esta redução: A22 (Algarve), A23-IP (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta), A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior).

Veja ainda: Multas das portagens. Marcelo promulgou novos limites mas entrada em vigor vai demorar

O governo tinha anunciado na altura que esta medida teria um impacto anual de 72,4 milhões de euros nos cofres do Estado. Esse impacto foi uma das razões, de acordo com o executivo, para efetuar as alterações ao cálculo do IUC para os veículos com matrícula anterior a julho de 2007.