Notícias Audi. O regresso às 24 Horas de Le Mans acontece em 2023

Antevisão

Audi. O regresso às 24 Horas de Le Mans acontece em 2023

De regresso às 24 Horas de Le Mans em 2023, a Audi recorreu a um teaser para antecipar o protótipo da categoria LMDh com que vai correr.

Audi LMDh protótipo

O regresso da Audi a Le Mans acontecerá em 2023, com a Audi Sport a revelar já um primeiro teaser da sua máquina para a categoria LMDh (Le Mans Daytona hybrid).

É o regresso de uma das marcas mais vitoriosas de sempre na lendária prova de resistência, ao ter conquistado 13 vitórias (só a Porsche a supera, com 19). A última aconteceu em 2014, com o muito bem sucedido R18 e-tron quattro e agora a Audi Sport levanta a ponta do véu sobre o seu sucessor.

Como é óbvio, este primeiro teaser pouco ou nada revela do carro com que a Audi vai regressar às provas de resistência — afinal ainda estamos a dois anos de distância —, contudo, dá-nos uma ideia do que podemos esperar.

A NÃO PERDER: Surpresa. Também a Ferrari vai ter um Hypercar para Le Mans

Previsivelmente, o protótipo com que a Audi vai competir na classe LMDh assumirá formas similares à de outros protótipos, muito por culpa dos regulamentos que definem o que é ou não é possível de fazer. Um exemplo disso é a “barbatana” central que liga a asa traseira ao cockpit (em forma de canópia). Há liberdade, no entanto, para alguns elementos distintos, como o formato das óticas, que aqui assumem uma orientação vertical.

Unir esforços

Apesar de não “abrir muito o jogo” acerca deste protótipo, a Audi já nos deu algumas indicações acerca do seu desenvolvimento. Uma das mais interessantes prende-se com o facto de o sucessor do R18 estar a ser desenvolvido em cooperação com a Porsche, que também já anunciou o seu regresso a Le Mans.

Acerca disto, Julius Seebach, diretor administrativo da Audi Sport e responsável pelo desporto automóvel na Audi afirmou: “A grande força do Grupo Volkswagen é a colaboração das marcas no desenvolvimento de carros de estrada (…) Estamos a transferir este modelo comprovado para o automobilismo. No entanto, o novo protótipo será um Audi genuíno”.

Já no que diz respeito à nova categoria, Seebach declarou: “esta encaixa perfeitamente na nossa nova posição no automobilismo (…) Os regulamentos permitem-nos colocar em pista carros fascinantes em provas de prestígio em todo o mundo”.

Aposta com várias frentes

Desenvolvido no centro da Audi Sport, este novo protótipo da Audi para a categoria LMDh tem a “companhia” de outro projeto da marca alemã: o SUV com que vai correr no Dakar.

Audi Dakar
Para já, este é o único vislumbre que tivemos do SUV com que a Audi vai correr no Dakar.
VEJAM TAMBÉM: Já há números da máquina da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans

Segundo nos conta Andreas Roos, responsável por todos os compromissos no automobilismo da Audi Sport, os dois projetos estão a ser desenvolvidos em paralelo.

Acerca do projeto do Dakar, Roos afirmou: “É claro que a equipa para o Dakar está sob maior pressão temporal, pois faltam menos de oito meses para nossa estreia no Rally Dakar em janeiro de 2022”.

VEJAM TAMBÉM: O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada primeira geração do Audi TT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal