Notícias Audi R18 TDI à venda, pronto a correr, engenheiro incluído

Venda

Audi R18 TDI à venda, pronto a correr, engenheiro incluído

Usado para testes de homologação da FIA, este Audi R18 TDI é, ao que parece, o único exemplar totalmente funcional do carro de Le Mans a ser vendido.

Audi R18 TDI
Art & Revs

Equipado com um V6 TDI com 3.7 l e 540 cv, o Audi R18 TDI foi o último modelo exclusivamente com motor de combustão a vencer as 24 Horas de Le Mans e praticamente só por isso tem um lugar especial na história do desporto automóvel.

Além disso, foi um dos “atores” da hegemonia dominadora da Audi na prova francesa entre 2000 e 2014 (em 14 anos apenas não venceu por duas vezes).

Por tudo isto, o surgimento de um exemplar do R18 TDI totalmente funcional para venda é, por si só, um acontecimento, mesmo que esta unidade em particular nunca tenha competido em qualquer prova.

A NÃO PERDER: Testámos o Audi A3 Sportback 30 TFSI S line. Os 110 cv são suficientes?

 

Andou “mascarado”

Este exemplar do Audi R18 TDI (2011) de que te falamos hoje foi usado para testes de homologação da FIA — tem o chassis n.º 100 — e tem uma história, no mínimo, curiosa.

Apesar de ser um carro da era pré-híbrida, durante algum tempo este R18 TDI esteve “mascarado” de R18 e-tron quattro, um dos seus sucessores que venceu a prova francesa em 2013. Ou seja, a sua carroçaria foi trocada, também em 2013, pela do modelo mais recente, para aparecer em vários eventos.

Em 2018 foi devolvido à sua forma original, com a Audi a recorrer a peças completamente novas que ainda tinha em stock, tendo desde então andado… zero quilómetros!

Isto significa que, em princípio, o motor deverá estar apto a percorrer 10 mil quilómetros sem problemas, enquanto a caixa de velocidades deve ser apta a percorrer 7000 km.

VÊ TAMBÉM: WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans

Anunciado no site Art & Revs, este exemplar é, segundo o vendedor, o único R18 TDI totalmente funcional a ser vendido. Ao mesmo tempo, o “felizardo” que o comprar vai ainda receber o contacto de um ex-engenheiro da Audi, para acompanhar o carro até ás provas que possa vir a participar e dar o suporte técnico necessário.

Quanto ao custo disto tudo? Continua a ser uma incógnita. No entanto, tendo em conta que se trata de um protótipo de Le Mans pronto, pelo menos em teoria, a correr, não prevemos que seja especialmente acessível e certamente o ex-engenheiro da Audi far-se-á pagar.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Audi A3 Sportback?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Audi A3 Sportback 30 TFSI S line. Os 110 cv são suficientes?