Notícias Já há números da máquina da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans

Desporto automóvel

Já há números da máquina da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans

De regresso às 24 Horas de Le Mans na categoria "Le Mans Hypercar", a Peugeot revelou alguns dos números do carro com que vai correr na prova de resistência.

Peugeot Le Mans LMH

Como bem sabes, a Peugeot e a Total uniram esforços para regressar às 24 Horas de Le Mans na categoria “Le Mans Hypercar”. Agora, três meses depois após o regresso anunciado, a marca de Sochaux revelou os primeiros detalhes do carro com que vai regressar à famosa prova de resistência.

Destinado a correr no FIA World Endurance Championship (FIA WEC), este vai contar com tração integral e estará equipado com um sistema híbrido que “casa” um motor de combustão interna com um motor-gerador elétrico.

VÊ TAMBÉM: WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans

Os números “livres”

Totalmente novo e desenvolvido pela Peugeot Sport, o motor de combustão consiste num V6 a 90º com 2.6 l, biturbo e oferece 680 cv (500 kW) de potência.

Montado atrás do condutor, este motor pesa apenas 165 kg e envia a potência para as rodas traseiras. Quanto ao motor gerador elétrico, este oferece 200 kW (272 cv), e impulsiona as rodas dianteiras.

A alimentar este motor encontramos uma bateria de 900 V, desenvolvida em conjunto com a Saft, que será colocada numa estrutura em carbono inserida na monocoque atrás do piloto e por baixo do depósito de combustível. Por fim, a transmissão está a cargo de uma caixa sequencial robotizada de sete relações.

VÊ TAMBÉM: Peugeot 405 T16, o especial de homologação (aparentemente)

Os números “do regulamento”

Apesar de, sozinho, o motor de combustão conseguir debitar 680 cv, os regulamentos da categoria “Le Mans Hypercar” obrigam a que a potência máxima combinada durante as corridas não ultrapasse os 500 kW (680 cv). Além disto, o motor elétrico não pode ser usado a velocidades inferiores a 120 km/h.

Peugeot Le Mans LMH
VÊ TAMBÉM: Não é só “fogo de vista”. A Peugeot 806 Procar foi um verdadeiro carro de competição

Face a tudo isto, o motor de combustão vê-se limitado a 300 kW (408 cv), sendo esta potência ajustada de acordo com a quantidade de potência entregue pelo motor gerador elétrico. Quando este “entra em ação” o carro passa a funcionar automaticamente com tração integral.

Tendo em conta as regras estipuladas pelo regulamento da categoria “Le Mans Hypercar” , a Peugeot terá de, até ao final de 2022, produzir 25 unidades de homologação aptas a circular na via pública.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208