Notícias Audi A3 Sportback 30 g-tron. Agora o A3 Sportback também anda a gás

Apresentação

Audi A3 Sportback 30 g-tron. Agora o A3 Sportback também anda a gás

A partir de agora, além de consumir gasolina e gasóleo, o Audi A3 Sportback também consome GNC.

Audi A3 GNC

Seguindo uma tradição iniciada em 2014, o Audi A3 Sportback 30 g-tron é o mais recente modelo do Grupo Volkswagen a adotar um motor a GNC, juntando-se aos “primos” da SEAT e da Skoda.

O motor usado pelo A3 Sportback 30 g-tron é o 1.5 TFSI com 131 cv e 200 Nm que funciona segundo o ciclo Miller, mais eficiente e adequado ao uso de gás natural e surge associado de série a uma caixa automática de sete velocidades S tronic.

Este foco na eficiência traduz-se em consumos (medidos ainda de acordo com o ciclo NEDC) de 3,5 a 3,6 kg/100 km de GNC e em emissões de 96 a 99 g/km.

VÊ TAMBÉM: Eletrificação do Grupo Volkswagen coloca em risco a aposta no GNC
Audi A3 GNC

Com os três tanques de GNC cheios (um com 4 kg de capacidade e os outros dois com cerca de 7kg de capacidade cada), a autonomia do A3 Sportback 30 g-tron é de 445 km (ciclo WLTP), havendo ainda um pequeno tanque de gasolina com nove litros de capacidade.

O que se perde? Espaço

Como seria de esperar, nem tudo “são rosas” e o preço a pagar para que o Audi A3 Sportback possa consumir GNC é a perda de alguma capacidade da bagageira.

Desta forma, em vez dos 380 litros de capacidade oferecidos pelos restantes A3 Sportback, a bagageira do A3 Sportback 30 g-tron fica-se por uns mais modestos 280 litros. Os culpados? Os dois tanques de GNC com 7 kg de capacidade cada um.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Ibiza TGI a Gás Natural (GNC). O carro certo com a rede de abastecimento errada

Em tudo o resto, esta variante a GNC é idêntica às versões a gasolina ou a gasóleo. Esteticamente as diferenças são praticamente nulas e em termos de equipamento a oferta equipara-se à da restante gama.

Desta forma temos faróis LED, um painel de instrumentos digital, um ecrã do sistema de infotainment com 10,1” e sistemas como o avisador de saída da faixa de rodagem ou o avisador de colisão.

Audi A3 GNC

Já entre os opcionais encontramos os faróis LED Matrix, o volante multifunções em pele, ar-condicionado de três zonas, Head-Up Display, bancos desportivos ou o cruise control adaptativo.

Com o início das vendas na Alemanha e noutros países europeus previsto para o outono, o Audi A3 Sportback 30 g-tron verá os seus preços arrancarem nos 30 706 euros na Alemanha. Para já não se sabe se virá para Portugal nem quanto irá custar por cá.

Sabe esta resposta?
Qual é o Audi mais vendido de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre