Notícias Q2 atualizado. O que traz de novo o mais pequeno SUV da Audi?

Apresentação

Q2 atualizado. O que traz de novo o mais pequeno SUV da Audi?

O Audi Q2, o mais pequeno dos SUV da marca dos anéis, foi atualizado e tem chegada prevista para o próximo mês de novembro.

Audi Q2 2021 Ver vídeo

Foi em 2016 que ficámos a conhecer o mais pequeno dos SUV de Ingoldstadt. Quatro anos depois, o bem sucedido Audi Q2 foi refrescado e atualizado.

Por fora…

… as diferenças principais concentram-se nos novos para-choques, de desenho mais expressivo, sobretudo nas suas secções inferiores, em que os designers da Audi deram o mesmo motivo gráfico poligonal que caracteriza o perfil do modelo.

Na dianteira destaque ainda para os faróis LED (de série, LED Matrix como opção) redesenhada grelha dianteira octogonal, ou Singleframe em linguagem Audi, ligeiramente mais baixa e com a inserção de três estreitas aberturas horizontais no seu topo — só nas versões Advanced e S Line —, reminiscentes do Audi Sport quattro original.

VÊ TAMBÉM: O Audi Q5 foi renovado. O que mudou?

Os novos para-choques fizeram com que o Audi Q2 crescesse 20 mm — de 4,19 m para 4,21 m —, mas as restantes dimensões permanecem idênticas, assim como a distância ao solo (praticamente 15 cm).

Há ainda cinco cores novas — Apple Green, Manhattan Gray, Navarra Blue, Arrow Gray e Turbo Blue —,  que são conjugadas com o variável pilar C (a “lâmina”) que pode ser preto, cinzento ou prata dependendo da linha de equipamento. O mesmo acontece com a secção inferior da carroçaria que pode ser em preto (basic), Manhattan Gray (advanced) e na cor da carroçaria (S line).

Audi Q2 2021

Por dentro…

… o atualizado Q2 destaca-se pela presença de redesenhadas saídas de ventilação (ainda circulares), assim como pelos novos manípulos para a caixa de velocidades manual e automática (DSG). Há dois interiores à escolha — basic e S Line —, cada um com quatro pacotes associados (revestimentos e cores).

Também os muito opcionais disponíveis foram agrupados por áreas (climatização, conforto, infoentretenimento, interior, assistentes) e passam a estar disponíveis como pacotes de equipamento. Uma estratégia que a Audi começará a aplicar em todos os seus futuros modelos.

Se optarmos pelo sistema MMI navigation plus (8,3″) temos não só acesso ao Audi virtual cockpit (12,3″) como, pela primeira vez, passamos a ter acesso aos serviços conetados da Audi neste modelo.

Por baixo…

… do capô teremos cinco motorizações disponíveis, três TFSI (gasolina) e duas TDI (Diesel). A Audi apenas detalhou o 1.5 TFSI de 150 cv e 250 Nm, que vai estar disponível tanto com a caixa manual de seis velocidades como a de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.

Audi Q2 2021

As restantes motorizações serão anunciadas mais tarde, mas será de esperar, como temos visto nos mais recentes lançamentos do Grupo Volkswagen, que o 1.6 TDI fique pelo caminho. Tal como agora, estará disponível transmissão às quatro rodas em algumas motorizações. A Audi diz tratar-se de uma nova geração do sistema, mais eficiente e à volta de 1 kg mais leve.

VÊ TAMBÉM: O melhor do segmento? Novo Audi A3 Sportback S Line 30 TDI testado

Assistentes

Os inúmeros assistentes à condução opcionais passam também a estar divididos por temáticas: Drive, Safety e Park.

Audi Q2 2021

No pacote Drive temos o cruise control adaptativo (em combinação com o MMI plus, virtual cockpit e DSG). No Safety estão incluídos vários assistentes que nos alertam para o perigo de colisão (side e rear cross-traffic assist), assim como os sistemas pre sense da Audi. Por fim, no Park, temos o assistente ao estacionamento que incluí uma câmara traseira e pode incluir estacionamento automático.

TENS DE VER: Regresso às origens. E se o Audi S3 voltasse a ter 3 portas?

Quando chega?

O atualizado Audi Q2 está previsto chegar ao mercado no próximo mês de novembro.

As imagens que ilustram este artigo são de uma série especial denominada Genuine Edition, limitada a 400 unidades. Está disponível apenas na versão 35 TFSI (1.5 TFSI e 150 cv), mas permite escolher entre a caixa manual ou DSG. Baseia-se no S Line e vem ainda com vários pacotes de equipamento.

Sabe esta resposta?
Em que foi lançado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo