Notícias Próximo Safety Car da Fórmula 1 é um Aston Martin Vantage com 528 cv

Fórmula 1

Próximo Safety Car da Fórmula 1 é um Aston Martin Vantage com 528 cv

Aston Martin Vantage vai dividir o posto de Safety Car da Fórmula 1 com o Mercedes-AMG GT R. Aston Martin DBX é o novo carro médico da prova.

Safety Car F1 Aston Martin Vantage

O regresso da Aston Martin à Fórmula 1 não se vai fazer apenas com os AMR21 conduzidos por Sebastian Vettel e Lance Stroll, já que a marca britânica também terá nas pistas um Safety Car e um carro médico.

A partir de agora, o Aston Martin Vantage passa a ser o Safety Car da Fórmula 1, ainda que divida a tarefa com o antigo proprietário da mesma, o Mercedes-AMG GT R.

A Mercedes-Benz é a fornecedora oficial do Safety Car e dos carros médicos da Fórmula 1 desde 1996, mas agora passará a dividir essa função com o fabricante de Gaydon, que regressa à F1 em 2021 depois de uma ausência de mais de seis décadas.

VÊ TAMBÉM: A jóia da coroa? Já conduzimos o DBX, o primeiro SUV da Aston Martin
Safety Car F1 Aston Martin
Aston Martin Vantage será o Safety Car da F1. O Aston Martin DBX o carro médico.

O Aston Martin Vantage que terá como missão “domar” alguns dos carros mais rápidos do mundo será a versão mais potente possível, já que a marca britânica conseguiu retirar ainda mais “poder de fogo” do motor V8 biturbo de 4.0 litros, que passou a produzir 528 cv.

Aston Martin Vantage Safety car F1
Evolução aerodinâmica é notória face ao Aston Martin Vantage de série.

Capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5s, este Vantage sofreu ainda melhorias significativas no chassis e no capítulo da aerodinâmica, com uma generosa asa traseira a assumir um papel de destaque. A somar a isto, destacam-se ainda as habituais luzes de emergência montadas no tejadilho.

Primeiro SUV da marca será o carro médico

O Aston Martin DBX, o primeiro SUV da história da marca britânica, também vai vestir as cores do Vantage que lhe apresentámos acima e assumir as funções de carro médico da Fórmula 1, a par de um Mercedes-AMG C 63 S Station.

A Fórmula 1 ainda não divulgou como será feita esta divisão de tarefas entre os automóveis das duas marcas, mas assinalou a importância desta parceria.

Safety Car F1 Aston Martin DBX
Carro médico será conduzido pelo sul-africano Alan van der Merwe.

Estamos muito satisfeitos por anunciar uma nova parceria com a Aston Martin e com a Mercedes-AMG para o fornecimento dos Safety Car e carros médicos oficiais para o Mundial de Fórmula 1. A Aston Martin e a Mercedes-AMG são marcas históricas e nós estamos orgulhosos do seu lugar no nosso desporto.

Stefano Domenicali, presidente e diretor da Fórmula 1

Equipado com um motor V8 de 4.0 litros — fornecido pela Mercedes-AMG — com 550 cv, tração às quatro rodas, vetorização de binário e barras estabilizadoras eletrónicas, o DBX promete muitos e bons argumentos, ainda que o desejo da FIA seja ver o carro médico em pista o mínimo de vezes possível.

Certo é que ambos os modelos da Aston Martin vão “vestir” o tradicional British Racing Green, ao contrário dos dois automóveis da Mercedes-AMG também apresentados, que exibem uma decoração vermelha.

Safety Car F1 Mercedes-AMG
Safety Car e carro médico vão alternar entre os modelos da Aston Martin e da Mercedes-AMG.

Estes novos modelos entram ao serviço já no próximo dia 12 de março, no Bahrein, por altura do único teste de pré-temporada da Fórmula 1. Ao volante do Safety Car estará o alemão Bernd Mayländer, um cargo que ocupa há 20 anos. Já o responsável pelo carro médico vai continuar a ser o sul-africano Alan van der Merwe.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual será a potência total do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Parece que é desta. Aston Martin Valkyrie chega ainda este ano